Páginas

domingo, 25 de novembro de 2018

Um domingo de festa

Um santo domingo para si que nos acompanha neste dia de festa para a Igreja Católica em Portugal.
O Mosteiro dos Jerónimos vai acolher a ordenação episcopal de D. Rui Valério e D. Daniel Henriques, que em entrevista à Agência ECCLESIA perspetivam esta nova missão, nas Forças Armadas e no Patriarcado de Lisboa, respetivamente.
A Missa com ordenações episcopais, sob a presidência do cardeal-patriarca de Lisboa, tem início às 16h00 e vai ser transmitida, em direto, pelo Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt e www.facebook.com/patriarcadolisboa).
D. Rui Valério foi nomeado por Francisco como bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, no dia 29 de outubro; antes, a 13 de outubro, o Papa designou D. Daniel Henriques como bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa.
Estas ordenações episcopais vão estar hoje em destaque nas emissões dos programas 70×7 (RTP2, 17h50) e ECCLESIA (Antena 1, 06h00).

Neste sábado, o secretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) e o cardeal-patriarca de Lisboa abordaram perante estudantes católicos os desafios atuais da Igreja e da sociedade. A “aula” conjunta com os mais novos, na Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa, integrou-se na Conferência Anual da Comissão Justiça e Paz, este ano dedicada ao tema ‘Atualidade e Desafios da Doutrina Social da Igreja’, e que decorreu a par do 3.º Encontro dos Núcleos de Estudantes Católicos de Lisboa.

Também no sábado, cerca de 450 empresários, cristãos e não cristãos, pensadores, académicos, políticos, representantes das Igrejas e da sociedade civil, encerraram o 26.º Congresso Mundial da Uniapac, que teve como tema ‘O negócio como uma nobre vocação’. Uma iniciativa que a Agência ECCLESIA acompanhou em permanência desde quinta-feira.

O sábado foi especial no Vaticano, onde mais de 8 mil cantores, músicos e especialistas de música sacra e liturgia de todo o mundo, incluindo Portugal, se reúnem no III Encontro internacional de Coros. O Papa Francisco encontrou-se com eles e foi recebido num clima de festa, no auditório Paulo VI.

Esta tarde, em Roma, o cardeal português D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, vai tomar posse da Basílica de Santa Maria Sopra Minerva, em Roma, o título que lhe foi atribuído pelo Papa no consistório de 28 de junho deste ano. Este ato continua a tradição centenária de se conceder uma igreja de Roma a todos os cardeais criados para auxiliarem o Papa no governo da Igreja.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário