Páginas

domingo, 25 de novembro de 2018

A janela da vida

Sentada ao pé da janela, num café muito acolhedor, observo o movimento existente dentro e fora do café. Na avenida os transeuntes circulam alguns apressados, outros com ar de turistas, outros ainda, mais idosos, acompanhados de crianças simbolizavam os avós de hoje em dia, possivelmente a ocupar os tempos livres dos netos. Dentro do café, com uma população jovem, com ar descontraído, acompanhada por crianças de tenra idade, outros com o computador, possivelmente, realizam alguns trabalhos. Os empregados, atenciosos procuram satisfazer os pedidos dos clientes. É fim-de-semana. Este café faz-me recordar os Estados Unidos da América. Talvez pelo ambiente informal e pelo serviço de brunch. Como gostava deste tipo de pequeno-almoço/almoço que habitualmente saboreava em Nova Iorque, devido à diferença horária. Recuei no tempo. Nesse mesmo local há vários anos atrás, acompanhada por uma irmã tomávamos o pequeno-almoço antes de partirmos para o aeroporto rumo a Nova Iorque para participarmos na 51ª Sessão sobre Desenvolvimento Social promovida pela ONU na sua sede. O tema prioritário prendia-se com o Empowerment (empoderamento) com o objetivo de se alcançar a Erradicação da Pobreza, a Integração Social, o Pleno Emprego e um Trabalho Digno para Todos. Havia ainda a revisão dos Planos e Programas de Ação relacionados com os seguintes grupos sociais: Pessoas com Deficiência, Programa Mundial da Juventude, Plano de Ação de Madrid de 2002 sobre o Envelhecimento, Assuntos de Família, Políticas e Programas. Na bagagem transportávamos muitos sonhos e uma vontade enorme de mudar o mundo.

Decorria o mês de Fevereiro do ano 2014. Estava muito frio. Contudo a minha irmã lamentava que não houvesse neve, de que tanto gostava. Comentámos a impossibilidade de participar em todos os temas abordados. Decidimos que iriamos dar preferência a dois temas prioritários. A Família e o Envelhecimento aos quais dedicámos a maior atenção. De tal modo que nos convidariam para participar em Agosto na 4ª Reunião do Grupo de Trabalho de composição aberta sobre o Envelhecimento que tinha sido criado com o objetivo de fortalecer os Direitos Humanos das Pessoas Idosas. Os Estados Membros foram convidados a participar na criação de um novo instrumento legal global para esclarecer como os Direitos Humanos se aplicam às pessoas idosas e a necessidade de tomar medidas que traduzam os seus direitos em melhorias concretas, ou seja, a eventual criação de uma Convenção sobre os Direitos dos mais Idosos que desse uma resposta dinâmica e universal ao enquadramento do envelhecimento. Nos dias seguintes participámos em inúmeras reuniões, estabelecemos inúmeros contactos, sobretudo aprendemos a ter uma visão com caráter global sobre as diferentes temáticas abordadas e sobre o funcionamento das Nações Unidas.

Na véspera do regresso a Lisboa, ao final da tarde, começaram a cair uns flocos de neve. Com alguma admiração, vimos na televisão um jornalista da CNN falar em situação de emergência. Pouco depois, surgiu um direto, em que o Perfeito de Nova Iorque decretava Estado de Emergência, face ao nevão que iria desenrolar-se durante a noite só sendo permitida a circulação às forças polícias, de saúde, bombeiros e pessoal de limpeza da neve. Apercebemo-nos que nos encontrávamos retidas no hotel não sendo possível regressar a Portugal conforme programado. Telefonámos para a companhia de aviação. O voo já se encontrava cancelado. Meu Deus, é tudo tão rápido! Na receção do hotel tranquilizaram-nos. A emergência tinha prioridade, logo tínhamos lugar garantido no hotel. A minha irmã, feliz, passou parte da noite à janela a observar os flocos de neve a cair. Na manhã seguinte, apesar de não ser recomendado, fomos à avenida situada em frente do hotel observar a neve in loco. A cidade que nunca dorme, parecia agora uma cidade fantasma, coberta de neve, sem trânsito e sem movimento. Tinha algo de belo e em simultâneo de assustador…

Regressaríamos em Agosto, sob um calor tórrido, para corresponder ao convite no sentido de participarmos na 4ª Reunião do recém-criado Grupo de Trabalho de Composição Aberta sobre o Envelhecimento. Entretanto, tinha desenvolvido inúmeros esforços, ações e contactos para que este grupo se afirmasse e levasse o seu projeto em frente. Com o envelhecimento da população a nível mundial e em Portugal, cada vez mais importa dedicar uma atenção especial às necessidades deste grupo-alvo. Foi excelente esta participação em que nos sentimos bem acolhidas e envolvidas desde o primeiro momento. Foi muito bom rever as pessoas envolvidas e usufruir de todos os esforços desenvolvidos e todo o empenho em continuar este grupo que se ia afirmando apesar de todas as dificuldades e obstáculos sentidos, como é natural quando se começa uma iniciativa.

E os anos passaram… Nos dias 23 a 26 de Julho de 2018 teve lugar em Nova Iorque na sede das Nações Unidas a 9ª Sessão deste Grupo de Trabalho, no sentido de melhorar a promoção e a proteção dos direitos humanos e a dignidade das pessoas idosas: as melhores práticas, os ensinamentos adquiridos, possível conteúdo de um instrumento jurídico multilateral e determinação nas áreas e questões em que se necessita de uma maior proteção e ação. Na impossibilidade de reproduzir o seu relatório (A/AC.278/2018/2) envio o link para quem possa, eventualmente, estar interessado. (ageing-working-group@un.org;).

Regressei ao momento presente. Nesta janela da Vida tudo tem o seu tempo. Não voltaria a participar em Nova Iorque nas sessões de trabalho deste grupo na companhia desta minha irmã. Ficam as saudades e as recordações dos bons tempos vivenciados. Contudo, sempre que possível, não deixo de dar o meu contributo.

Maria Helena Paes



Sem comentários:

Enviar um comentário