Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Visitantes vindos de Roma


No dia 11 de janeiro esteve em Beja, acompanhado do Superior Maior em Portugal, padre Ricardo Rainho, o Superior Geral dos Carmelitas, Pe. Fernando Millan, espanhol, com o Conselheiro Geral da Ordem do Carmo para a Europa, John Keating, da província de Irlanda, para a assim chamada visita canónica, isto é, a visita às comunidades carmelitas e a cada um dos seus membros, para avaliar  e fortalecer a sua fidelidade ao espírito do Carmelo, como vem descrito na Regra e nas Constituições. Como também sou carmelita, embora chamado a exercer a missão episcopal, pude usufruir de alguns momentos de convívio fraterno, almoçando e jantando com a comunidade. Como pessoa inteligente, culta e amiga, que conheço desde os tempos de estudante, fez-me recordar momentos importantes da minha vida como confrade carmelita. Pena que em Portugal os carmelitas não sejam mais numerosos, para reforçar as seis comunidades masculinas existentes: Beja, Lisboa, Santo António dos Cavaleiros, Fátima, Felgueiras e Braga.
 
Em Beja visitou também o Carmelo do Sagrado Coração de Jesus, trazido para a cidade por D. José do Patrocínio Dias, em 1954.
 
Em nome da diocese agradeço à Ordem Carmelita a sua presença no Alentejo, onde foi fundado o primeiro convento carmelita, em Moura e onde S. Nuno Álvares Pereira, quando era fronteiro-mor do Alentejo nas lutas pela independência, conheceu os carmelitas e por isso lhes construiu o Convento do Carmo em Lisboa, em 1404, de onde sairam muitos novos conventos e missionários, sobretudo para o Brasil.
 
Neste ano da vida consagrada peço aos diocesanos uma oração especial pelas vocações ao Carmelo. 

† António Vitalino OCarm, bispo de Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário