Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Jubileu: Bula de convocação, sábado, 11 Abril

O Papa Francisco anunciará oficialmente o Ano Santo com uma cerimónia solene na Basílica de São Pedro, na véspera do Domingo da Divina Misericórdia


Roma, 31 de Março de 2015 (Zenit.org)


Depois do primeiro anúncio do próximo Ano Santo extraordinário, anunciado pelo Papa Francisco no dia 13 de Março, o Santo Padre procederá agora à Convocação Oficial do Jubileu da Misericórdia, com a publicação da Bula de Convocação, sábado, 11 de Abril, às 17h30, na Basílica de São Pedro.

Uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé especifica que “o rito da publicação prevê a leitura de algumas passagens da Bula na frente da Porta Santa da Basílica Vaticana”.

Posteriormente, o Papa Francisco presidirá a celebração das Primeiras Vésperas do Domingo da Divina Misericórdia, “destacando, assim, de forma particular qual será o tema fundamental do Ano Santo extraordinário: a Misericórdia de Deus", diz o comunicado.

O termo bula indicava originalmente a cápsula metálica usada para proteger o selo de cera ligado através de um cordão a um documento de particular importância, a fim de atestar sua autenticidade e credibilidade. Com o passar do tempo, o termo passou a indicar primeiramente o sigilo, portanto o próprio documento, e hoje é usado para todos os documentos pontifícios de particular importância que levam, ou pelo menos tradicionalmente deveriam levar, o sigilo do pontífice.

A bula de convocação do jubileu, especialmente no caso de um Ano Santo Extraordinário, além de indicar os tempos, com as datas de abertura e encerramento, e as modalidades principais de realização, é o documento fundamental que reconhece o espírito com o qual é convocado, as intenções e os frutos esperados pelo pontífice que o convoca para toda a Igreja.

Nos últimos dois Anos Santos Extraordinários, 1933 e 1983, a Bula de Convocação foi publicada na Solenidade da Epifania do Senhor. Para o próximo Ano Santo Extraordinário a escolha da ocasião em que se realizará a publicação da Bula manifesta claramente a atenção do Papa Francisco ao tema da Misericórdia.

Sem comentários:

Enviar um comentário