Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Papa Francisco se reunirá com o chefe dos coptas egípcios

Nos próximos dias a audiência com Tawadros II, Patriarca da Sede de São Marcos


Cidade do Vaticano, 08 de Maio de 2013


Do 9 ao 13 de maio, Sua Santidade o Papa Tawadros II,  Papa de Alexandria e Patriarca da Sé de São Marcos, chefe da Igreja Ortodoxa Copta do Egipto, virá a Roma para se encontrar com Sua Santidade o Papa Francisco.

A Igreja Ortodoxa Copta do Egipto tem cerca de dez milhões de fiéis. Este grande número de fieis faz da Igreja copta uma das mais importantes realidades no panorama eclesial do Oriente Médio, onde, nestes últimos tempos, as comunidades cristãs têm que enfrentar situações muito difíceis.

O antecessor do Papa Tawadros, Papa Shenouda III, reuniu-se com o Papa Paulo VI no Vaticano, há quarenta anos, em maio de 1973. Nessa ocasião, o Papa e o Patriarca da Igreja Ortodoxo Copta assinaram uma importante declaração cristológica comum e deram início ao diálogo ecuménico bilateral entre as duas Igrejas.

Desde a eleição do Papa Tawadros II como o novo patriarca ortodoxo copta, tem havido uma aproximação crescente entre as comunidades cristãs no Egipto. Isto levou à criação de um Conselho de Igrejas cristãs no Egipto.

Papa Tawadros, além de ter uma audiência e uma oração em comum com o Santo Padre na sexta-feira, 10 maio, será recebido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e em outros departamentos da Cúria Romana, vai visitar os túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo e encontrará os fieis da comunidade copta residentes em Roma.



 in

Sem comentários:

Enviar um comentário