Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Participar na JMJ sem ir ao Panamá

As inscrições para as Jornadas Mundiais da Juventude, que no dia 22 têm início na cidade do Panamá, já encerraram, mas quem não pode apanhar um avião pode fazer planos para se deslocar à paróquia do parque das Nações, em Lisboa.
O «Pana/cá» é uma atividade que convida a “partilhar a experiência da vigília das jornadas e a Missa de encerramento”, explicou Daniela Calças, da Equipa Vicarial de Jovens de Lisboa II, local onde surgiu esta iniciativa. 
Mas há mais locais que vão acompanhar os principais momentos das JMJ: em Vinhais, na diocese de Bragança-Miranda , Fundão, Covilhã, Guarda e Seia, da diocese da Guarda, em Viseu e em Gondomar, na diocese do Porto.
Já no Panamá os cerca de dois mil voluntários internacionais que preparam o encontro participaram numa Eucaristia presidida pelo arcebispo local, D. José Domingo Ulloa, concelebrada por D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família, que se encontra já naquele país sul-americano para participar nas JMJ.
No Vaticano, o Discastério, uma espécie de ministério da Santa Sé, para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral fez aprovar um conjunto de “orientações pastorais sobre o tráfico de pessoas”, nas quais alerta para os perigos crescentes do “contrabando de migrantes” e pede uma ação concertada, a nível internacional, na defesa das vítimas.
Ainda em terras vaticanos, damos conta do apelo do Papa Francisco para a superação da “incompreensão” entre judeus e cristãos. Segundo o Papa tanto judeus como cristãos acreditam que “o amor a Deus e ao próximo resume todos os mandamentos”, sublinhando o “rico património espiritual” que têm em comum.
Mas há mais notícias sobre a Igreja católica em Portugal e no mundo, sempre atulizadas no portal da Agência Ecclesia.
Encontramo-nos lá?

Sem comentários:

Enviar um comentário