Páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cristãos parados na "recepção", "católico, mas não muito..."

Durante a homilia em Santa Marta, o Papa Francisco falou sobre o poder de cura de Jesus e da Igreja, prejudicado pela apatia de muitos fiéis


Roma, 28 de Outubro de 2014 (Zenit.org) Luca Marcolivio


Doze colunas e uma "pedra angular", que são, respectivamente, os apóstolos e Jesus. Com essa metáfora, o Papa Francisco começou a homilia desta manhã na Casa Santa Marta, explicando o acto fundante da Igreja de Cristo.

A Igreja é um prédio "bem ordenado" na sua fundação, aberto a todos, e que tem como objectivo curar os corações. "Jesus reza, Jesus chama, Jesus escolhe, Jesus envia os discípulos, Jesus cura a multidão. Dentro deste templo, Jesus, que é a pedra angular, faz todo este trabalho: é Ele quem leva adiante a Igreja”, disse o Papa.

Os Apóstolos, acrescentou Francisco, eram "pecadores" e "Judas não era o mais pecador", ele simplesmente “se fechou ao amor e por isso se tornou traidor". De qualquer forma, "todos fugiram no momento difícil da Paixão e deixaram Jesus sozinho".

A nossa presença na Igreja, explicou o Pontífice, não é como daquelas “pessoas que estão de passagem”, porque nós somos "concidadãos da Igreja", que entram no templo: "fazemos parte desta construção, para que o Espírito Santo habite em nós".

Infelizmente, a atitude mais comum é de ficar "na porta" e passivamente dizer: "que bonito...". Aqui, o Santo Padre chama a atenção dos "cristãos que não ultrapassam a recepção da Igreja", e que dizem: “mas sim, eu sou católico, mas não muito... ".

Depois, o Papa se deteve no poder de cura de Cristo e da Igreja, que perdoa todos os nossos pecados: "Jesus não se importou com o pecado de Pedro, buscava o coração. Mas para encontrar este coração e curá-lo, Ele rezou. "Jesus que reza e Jesus que cura, também por cada um de nós."

É impossível compreender a Igreja sem a presença de "Jesus que reza" e que "cura", disse Bergoglio, expressando a esperança de que o "Espírito Santo nos faça entender, a todos nós, esta Igreja que tem a força na oração de Jesus por nós e que é capaz de curar a todos nós."

Sem comentários:

Enviar um comentário