Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Uma peregrinação como nenhuma outra



Bom dia a si que nos acompanha desse lado,

Hoje começa a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, cuja próxima edição internacional vai decorrer em Lisboa, no verão de 2023. Angola é a primeira etapa de um percurso que a partir de novembro passa por todas as dioceses portuguesas. É, de facto, uma peregrinação como nenhuma outra, que desde o pontificado de São João Paulo II passou pelos cinco continentes e quase 90 países, a pé, de barco e até por trenós, gruas ou tratores, passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais. A ECCLESIA apresenta-lhe hoje declarações de responsáveis portugueses, a partir das 15h00, na RTP2.

Do Vaticano chega pontualmente, ao meio-dia de Roma (11h00 de Lisboa), o comunicado sobre a recuperação do Papa. O pós-operatório corre bem, depois da intervenção a uma “estenose diverticular grave”, e Francisco agradeceu as mensagens que chegam de todo o mundo – incluindo Portugal.

De Portugal e do Vaticano se falou também em Lisboa, no encontro entre o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o seu homólogo do Vaticano, D. Paul Richard Gallagher. O representante do governo português quis sublinhar relações bilaterais “excecionalmente excelentes”, insistindo nesta ideia.

Do noticiário desta quarta-feira, chega ainda a preocupação com a crise persistente em Cabo Delgado e os alertas da Santa Sé para o domingo do mar (11 de julho), pedindo mais respeito pela dignidade dos trabalhadores do setor.

Hoje prosseguem as ‘Conversas na Ecclesia’ que esta semana, às 17h00 no portal da ECCLESIA e às 22h45 no nosso programa na Antena 1, abordam o memorando ‘Eco Igrejas Portugal’ e os objetivos da Plataforma ‘Laudato Si’, a partir da realidade da ONGD Fundação Gonçalo da Silveira.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário