Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2021

Ajudar neste processo de renovação inadiável

Olá Bom Dia

O Arcebispo de Braga, que este domingo assinalou o 22.º aniversário de tomada de posse, disse à Agência ECCLESIA que o processo de nomeação do seu sucessor “tardou” e que espera outro dinamismo, com a chegada do novo responsável.

“Talvez a vinda de alguém fora de Braga possa trazer um outro ritmo diferente, outra maneira de conceber a Igreja. Acredito, seriamente, que poderá também ajudar neste processo de renovação inadiável”, refere D. Jorge Ortiga, no dia em que presidiu a quatro ordenações sacerdotais, no Sameiro.

Em 2019, quando completou 75 anos de idade, o arcebispo primaz apresentou a sua renúncia ao cargo, segundo as determinações do Direitos Canónico.

O padre Rui Santiago, Missionário Redentorista, disse à Agência ECCLESIA que, neste tempo de pandemia, se chega às férias muito desgastado e “culturalmente” mais virados para a “alienação”.

“O que mais pressinto, e que vou bebendo das pessoas com quem me dou, é que estamos desgastados, fartos, estávamos habituados a estar cansados mas isto é outra coisa, há um desnorte sobretudo porque nos damos mal com o que temos diante de nós e não vemos o fim”, afirmou o sacerdote.

O padre Rui Santiago vai notando que “as pessoas sentem saudades de algumas rotinas” e também na sua vida de missionário, no último ano e meio, sentiu que ficou com a “vida transfigurada”.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15h00, e sintonizar a Antena 1, pelas 22h45.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

 

Cumprimentos

 

Luis Filipe Santos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário