Páginas

sábado, 10 de julho de 2021

África

Bom dia e paz e bem!

Qualquer altura do ano é boa para um tempo de missão mas o verão ganha neste ir, com muitas pessoas, movimentos e instituições a embarcarem para as mais variadas latitudes e geografias mas com muito destaque, na nossa realidade, para o continente africano. O voluntariado missionário também se vai adaptando à pandemia.

Vânia Valente, da Diocese de Aveiro, viajou esta sexta-feira com um “nervoso miudinho mas muita confiança e alegria” para São Tomé e Príncipe, onde vai colaborar com as Irmãs Canossianas.

“Se pudesse ter ido o ano passado, teria  avançado com muito mais força, por ser uma situação de Covid e pensar que precisam ainda mais: O Covid-19 só me incentivou ainda mais a ir”, disse a jovem missionária à Agência ECCLESIA.

Representes do Movimento por Cabo Delgado foram recebidos pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, para debater a situação na província moçambicana.

“O presidente da República mostrou-se sensível às questões apresentadas e reconheceu a importância do trabalho que tem vindo a ser realizado pelas várias organizações que compõem o Movimento por Cabo Delgado, nomeadamente no esforço do encaminhamento de ajuda humanitária para Moçambique”, explicam.

Na reunião estiveram presentes representantes da Cáritas Portuguesa, Comissão Nacional de Justiça e Paz, Fundação Fé e Cooperação, Fundação Gonçalo da Silveira, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e Rosto Solidário.

O Papa assinou uma mensagem conjunta com o primaz anglicano e o líder da Igreja da Escócia, apelando à paz no Sudão do Sul, que celebrou o 10.º aniversário de independência, mergulhado em crise social e política.

“Infelizmente, o vosso povo continua a viver com medo e incerteza, sem confiança de que o seu país possa realmente oferecer a ‘justiça, liberdade e prosperidade’ celebrada no hino nacional”, refere o texto dirigido aos líderes políticos da mais jovem nação africana.

A declaração é assinada por Francisco, Justin Welby (arcebispo da Cantuária, Comunhão Anglicana) e Jim Wallace (Moderador da Igreja da Escócia, presbiteriana).

Hoje, as nossas notícias sobre as temáticas sociais, culturais e religiosas estão só em www.agencia.ecclesia.pt. Esperamos por si.

Votos de um bom fim de semana, com todas as recomendações e cuidados destes tempos.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário