Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Povo desiludido e exausto precisa de projetos de paz

O Papa Franciscop encerrou ontem, no Vaticano, uma jornada ecuménica de oração e debate pela paz no Líbano, pedindo respostas internacionais para a “grave crise” no país do Médio Oriente.

“Reunimo-nos hoje para rezar e refletir, impelidos por uma grande preocupação pelo Líbano ao ver mergulhado numa grave crise este país, que trago no coração e desejo visitar”, disse, na Basílica de São Pedro, numa celebração que reuniu responsáveis cristãos libaneses.

Francisco falou num povo “desiludido e exausto”, que precisa de “projetos de paz” para preservar o seu “tesouro de civilização e espiritualidade, que irradiou ao longo dos séculos sabedoria e cultura, que testemunha uma experiência única de convivência pacífica”.

“Chega de usar o Líbano e o Médio Oriente para interesses e lucros alheios! É preciso dar aos libaneses a possibilidade de serem protagonistas dum futuro melhor, na sua terra e sem interferências indevidas”, sustentou.

Entretanto pode ir já marcando na sua agenda o mês em que pode ir receber, no local mais próximo de si, os símbolos da jornada Mundial da juventude Lisboa 2023.

A Cruz e o ícone de Nossa Senhora, que acompanham as JMJ, vão peregrinar pelas 21 dioceses católicas de Portugal a partir de novembro deste ano, até julho de 2023, e estará um mês em cada diocese de Portugal.

O Comité Organizador Local informa que os símbolos da JMJ vão peregrinar em Angola, entre 8 de julho e 15 de agosto, e em Espanha, nos meses de setembro e outubro, deste ano, e na Polónia, em datas a anunciar brevemente.

Sabia que a primeira edição da tradução da Bíblia em português foi atirada ao mar e as seguintes chegaram aos 200 milhões de exemplares?

Assim nos conta o frei Herculano Alves, investigador em ciências bíblicas que publicou seis volumes sobre «A Bíblia em Portugal» e, em seis mil páginas, analisa os seus reflexos no culto e na cultura, a partir da tradução de João Ferreira de Almeida.

A sua obra foi apresentada esta quinta-feira em Gouveia, no contexto dos eventos preparatórios do Congresso Internacional «A Bíblia na Cultura Ocidental», onde se assistiram a conferências do cardeal Gianfranco Ravasi, do Conselho Pontifício da Cultura, sobre “Bíblia, um código para compreender a cultura ocidental”, e de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, sobre o tema “Portugal, um país bíblico”.

A entrevista a frei Herculano Alves vai ser emitida no programa 70×7 do próximo domingo, na RTP2, às 17h40; nesse dia, o tema da Bíblia em Portugal é abordada também no programa Ecclesia na Antena 1, às 06h00, com a participação de frei Herculano Alves e do padre Mário Sousa, que coordena a nova tradução portuguesa da Bíblia, promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Continuamos a trazer-lhe a realidade da pastoral penitenciaria nas «conversas na Ecclesia»: a cada dia um olhar e testemunho cheio de «cheiro a ovelhas» que acontece no escondimento e esquecimento da sociedade, em geral.

No portal de informação da agência Ecclesia encontra mais informação para ler, ver e ouvir. Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário