Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2021

O “escândalo” do desperdício e da fome


Foto: Agência ECCLESIA/HM

“Temos a responsabilidade de realizar o sonho de um mundo onde o pão, a água, os medicamentos e o trabalho fluam em abundância e cheguem primeiro aos mais necessitados. A Santa Sé e a Igreja Católica servirão este nobre propósito, oferecendo o seu contributo, unindo forças e vontades, ações e sábias decisões”, escreveu o Papa Francisco. O texto, foi lido ontem, na abertura de uma pré-cimeira sobre Sistemas Alimentares, que decorre até dia 28, na sede da organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma.

“Produzimos comida suficiente para todos, mas muitos ficam sem o pão de cada dia. Isso constitui um verdadeiro escândalo, um crime que viola direitos humanos básicos” pode ler-se na mensagem. Francisco propõe um futuro “ambientalmente sustentável” e capaz de respeitar as culturas locais, o que exige uma “transformação cuidadosa e correta” dos sistemas alimentares, “melhorando a nutrição, reduzindo o desperdício de alimentos, proporcionando dietas saudáveis e acessíveis.

Santiago de Compostela vive desde domingo, um ano jubilar. Mas o Jacobeo também foi lembrado por um conjunto de cinco paróquias de Espinho que elaboraram tapetes de sal, evocando a experiência do Caminho de Santiago e o sentido de peregrinação. O desafio partiu de uma entidade galega promotora dos Caminhos de Santiago e foi acolhido “com entusiasmo” por este grupo de paróquias como disse à Agência ECCLESIA a responsável local. A iniciativa dá assim visibilidade ao Caminho de Santiago que atrai anualmente muitos portugueses.

Esta tarde, pelas 15h00 na RTP2, pode acompanhar no programa Ecclesia uma entrevista ao Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. Mais tarde, pelas 22h45, é na Antena1 que pode escutar a edição rádio do programa Ecclesia que, esta semana olha o mar dos Açores com o Padre António Rego.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário