Páginas

domingo, 11 de julho de 2021

E se cantar fosse a melhor forma para alcançar saúde?

Naturalmente não será a única mas com toda a certeza, e nas palavras de alguns profissionais de saúde do Hospital Dona Estefânia, ajuda bastante.

A dar música desde 2019, naturalmente com o interregno imposto pela pandemia, o Coro «Notas de Alta» contribui para o bem-estar, relacionamento e trabalho de médicos, enfermeiros e outros profissionais que no centro da cidade de Lisboa, procuram ar respostas articuladas a crianças e jovens, dando saúde mas procurando também saúde para si mesmos.

A reportagem poderá ser visionada ao final deste dia de calor, na rtp2, ou procurando no site da Agência Eclesia este trabalho. Para já pode estreitar aqui.

D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, que assinalou este sábado 10 anos de ordenação episcopal e de entrada na diocese, e à Agência ECCLESIA disse sentir-se confirmado no caminho de reestruturação e envolvimento dos leigos que a Igreja diocesana está a fazer.

Para o bispo de Coimbra, “conservar, manter ou fazer dos templos um museu, da Igreja uma recordação do passado, do povo de Deus um guardião de tradições, não a faz crescer em fé, esperança, caridade ou comunhão”.

“Há um caminho iniciado com alguns resultados. Mas, para uma pessoa realista, estamos longe de ter uma Igreja pujante. Estamos, sim, conscientes de estarmos no caminho certo. Quando lemos documentos do magistério da Igreja, onde vamos beber as inspirações, sentimos uma confirmação do que procuramos fazer e sentimo-nos confirmados nos caminhos a percorrer”, afirmou numa entrevista que faz parte de um trabalho alargado a que nos próximos dias a Agência Ecclesia vai dar destaque.

Fazemos ainda eco do XVI Encontro Nacional de Colaboradores e Voluntários Prisionais, que decorreu em formato on-line, e juntou para além de agentes da pastoral, a presidente da Cáritas portuguesa que afirmou a intenção de aproveitar os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência para criar respostas de ajuda as pessoas em situação de vulnerabilidade, criando condições de auxílio e acompanhamento para pessoas reclusas.

Os bispos do Brasil lamentaram a perda de mais de meio milhão de vidas, provocado pela pandemia da Convid-19, e denunciaram a corrupção no país que não deixa a população ter acesso a direitos básicos de dignidade humana.

“A gravidade deste momento exige de todos coragem, sensatez e pronta correção de rumos. Ao abdicarem da ética e da procura do bem comum, muitos agentes públicos e privados tornaram-se protagonistas de um cenário desolador, no qual a corrupção ganha destaque”, afirma a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, numa nota publicada no site.

Mais de 200 representantes de movimentos populares da América, Europa, Ásia e África, representando uma diversidade de trabalhadores humildes, marginalizados e excluídos de 54 países colocaram em evidência a realidade dos trabalhadores rurais sem-terra e trabalhadores sem teto e suas famílias, de bairros populares e favelas. As denúncias aconteceram durante o IV Encontro Mundial dos Movimentos Populares, decorreu on-line esta sexta-feira, contou com apelos ao combate à cultura da indiferença, ao respeito pelo trabalho e à dignidade humana, num tempo de pandemia Covid-19.

Mas há mais para ler, ver e ouvir no portal de informação da Agência Ecclesia.

Tenha um excelente domingo, proteja-se e usufrua do bom tempo!

Lígia Silveira

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário