Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Combater a pobreza com resiliência

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) quer o combate à pobreza como desafio nacional prioritário. O organismo católico considera que as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não podem deixar de fora as situações de pobreza agravadas pela pandemia. A nota indica que a pandemia da Covid-19, deu origem a cerca de 400 mil novos pobres e aumentou as desigualdades.
No momento em que o Conselho Ecofin aprovou os primeiros 12 PRR, entre os quais o de Portugal, a CNJP recorda que “nem sempre a distribuição desse tipo de fundos se traduziu em autêntico desenvolvimento”. O organismo católico pede atenção às causas da pobreza e defende um crescimento económico que promova a igualdade de oportunidades e “políticas de redistribuição dos rendimentos para além do mercado”.

Hoje começa o Festival Internacional das Famílias promovido pela Comunidade católica ‘Sementes do Verbo’. ‘Famílias na gloriosa liberdade dos filhos de Deus’ dá nome à iniciativa que decorre nos meios digitais e se destina a todos os públicos – crianças, adolescentes, jovens, adultos – e também com conteúdos para os avós, como divulga a Diocese de Aveiro. Durante cinco dias, as famílias vão ter a oportunidade de aprofundar a Palavra de Deus através de um programa variado, com “pregações temáticas para cada faixa etária”, oficinas artísticas, apresentações teatrais, partilhas, ofícios litúrgicos, e Missa diária, com bispos do Brasil e Portugal, como D. António Moiteiro, bispo de Aveiro.

Nas dioceses do Porto e Coimbra, começam hoje iniciativas que visam assinalar o 65º aniversário da morte do Venerável Servo de Deus padre Américo Monteiro de Aguiar, também conhecido como «Pai Américo». Foi neste dia que, há 65 anos o sacerdote sofreu um acidente no carro em que seguia e que lhe havia de custar a vida dois dias depois.
Hoje pelas 17h00, está previsto o acolhimento e oração nas alminhas Padre Américo, em Campo, Valongo (Porto) e uma hora depois, o postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Padre Américo, padre João Pedro Bizarro, preside à celebração da Eucaristia na Igreja Paroquial de São Martinho do Campo.

Na RTP2, a partir das 13h30 pode acompanhar o programa Ecclesia que hoje conta com a análise da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre que nos traz a situação difícil de tantos cristãos e a perseguição que atinge a Igreja Católica em diversas partes do mundo. Mais tarde, pelas 22h45, é na Antena1 que pode acompanhar a edição rádio do programa Ecclesia.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário