Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Mais natureza e menos telemóveis

Olá bom dia

A semana começa sempre com mensagens fortes do Papa. Em cada domingo, no ângelus ou noutra circunstância, Francisco interpela. Desta vez, a partir da janela do Vaticano, o Papa disse que o verão deve ser uma oportunidade de “parar, calar, rezar”, alertando para o perigo de “passar da correria do trabalho para a das férias”.

“Tenhamos cuidado com o eficientismo, paremos a corrida frenética ditada pelas nossas agendas. Aprendamos a parar, a desligar o telemóvel, a contemplar a natureza, a regenerar-nos no diálogo com Deus”.

Num livro divulgado hoje pelo Vaticano e que resulta de uma conversa com o antigo responsável pelos media do Vaticano, mons. Dario Viganò, o Papa alertou para as “bancarrotas da humanidade” e convidou a um novo olhar, inspirado pela perspetiva das crianças.

“O seu olhar, que é muito mais do que um simples ponto de vista, interroga-nos ainda mais hoje, num momento em que a pandemia parece multiplicar as bancarrotas da humanidade. Que fazemos para que as crianças possam olhar para nós a sorrir?”

Este domingo foi dia de festa pela ordenação de novos sacerdotes em Braga e Santarém. No Minho foram ordenados quatro diáconos no dia em D. Jorge Ortiga celebrava os 22 anos como arcebispo de Braga. Na homilia, pensou no futuro:

“Nós, caríssimos sacerdotes e vós que sois ordenados teremos de anunciar e profetizar o futuro. Não com a repetição, substituição ou adaptações. É um tempo novo. É o Ressuscitado que o cria”.

Em Santarém, D. José Traquina pediu ao novo padre para ter uma atenção especial “às famílias, aos jovens, aos doentes e aos mais pobres”.

Em Fátima, o cardeal D. António Marto lembrou os 400 mil pobres que a pandemia provocou em Portugal e disse que a luta contra a pobreza deve ser um “desígnio nacional”.

Algumas notícias sobre acontecimentos deste domingo. A informação sobre muitos outros vai chegar à Agência ECCLESIA ao longo do dia. Pelas 15h00 é emitido o programa Ecclesia na RTP2, desta vez sobre o mapeamento da acessibilidade das igrejas na Vigararia de Cascais e Oeiras, levada a cabo pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa; pelas 22h45, na Antena 1, iniciamos a semana na companhia do padre Rui Santiago. O tema do programa é adiantado antes, pelas 17h00, nas Conversas na Ecclesia.

Votos de uma ótima semana!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário