Páginas

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Coesão precisa-se!

O Governo português e o setor social assinaram um protocolo, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa investir 465 milhões de euros em respostas para a infância, pessoas com deficiência e idosos.

Na cerimónia, realizada em Lisboa, o primeiro-ministro António Costa afirmou que as Instituições de Solidariedade Social, as Misericórdias, as Mutualidades e as Cooperativas são “essenciais” para a execução do PRR.

“Em todas as áreas, identificamos intervenções que serão mais bem realizadas por estas entidades do que seriam pelo Estado”, assinalou o chefe de Governo.

O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), padre Lino Maia, falou por sua vez num marco “importante” para que o setor possa estar “de alma e coração neste desígnio nacional de construção de um Portugal mais coeso e mais igual”.

O responsável disse ao primeiro-ministro português que pode contar com o setor social e solidário “para liderar a Europa na execução do Programa de Recuperação e Resiliência”.

“A coesão social e a igualdade, a coesão territorial, a coordenação dos serviços de saúde e proteção social, a economia ao serviço das pessoas, a eficiência e transição energética, a transição digital e o ecossistema são um benefício para o setor mas também são um dever do setor”.

Com o aproximar do Dia dos avós surgem algumas propostas para melhor viver este dia e aproximar populações: A Juventude Unida de Deocriste (Diocese de Viana do Castelo) está a dedicar esta semana aos mais velhos da paróquia, através de visitas realizadas e contacto com as pessoas mais velhas.

“Tivemos uma ligação entre os idosos que não estávamos à espera, gostamos bastante. Foi uma missão muito boa”, disse Tiago Ferros que adianta que o grupo já conversou sobre as visitas que realizaram a cerca de 16 idosos, 11 casas na paróquia, nos dias 16 e 17 de julho, e todos “gostaram muito”.

“Divertimo-nos, conseguimos aprender coisas novas, coisas antigas da freguesia. Entregamos uma rosa a cada idoso e contaram uma história”, explicou, adiantando que estiveram cerca de meia hora em cada casa.

Em Beja os jovens e instituições locais foram convidados a associar-se ao I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, com a intenção de “valorizar” os mais velhos, com este impulso de Francisco, ao instituir o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

“Desfiamos todas as instituições que na diocese trabalham com idosos, mais de 100, a gravar uma pequena coreografia do refrão do hino da Jornada Mundial da Juventude com os mais idosos”, indicou o padre Francisco Molho, coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Beja

A Fundação São João de Deus está a promover o “envelhecimento ativo” da população mais idosa com o Projeto ‘Somos por si’ que incentiva à sociabilização, a aquisição de novas competências, e protege a saúde mental e física.

“É um projeto que ganha um relevo com a pandemia e um impacto nesta comunidade que esteve afastada durante um ano e meio da sociedade, esteve fechada em casa”, disse Sandra Silva, em entrevista à Agência ECCLESIA.

A coordenadora da delegação da fundação em Lisboa adianta que há uma agenda de atividades, como visitas a museus, trabalhar com croché, oficinas de informática, oficinas de inclusão digital, oficinas criativas, de escrita criativa.

O padre Rui Santiago, missionário redentorista, é o protagonista das Conversas na Ecclesia desta semana, centradas nas férias e no tempo de descanso.

“Nos últimos anos as minhas férias são muito chatas, voluntariamente chatas, eu preciso de tempo chato, em que não aconteça nada, em que deixem estar sentado num canto qualquer a ler, está ótimo, se possível estar com quem goste, está perfeito”, refere o religioso.

Fique ainda por dentro da viagem que o Papa Francisco planeia fazer à Hungria e à Eslováquia, entre 12 e 15 de setembro.

Mas há mais para ver, ler e ouvir no portal de notícias da agência Ecclesia. Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário