Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Uma cimeira pela paz no Líbano

Bom dia e paz e bem!


Foto Lusa, Papa Francisco, audiência geral, 2 de setembro de 2020

O Papa Francisco pediu que as comunidades católicas se associem ao dia especial de oração e reflexão pelo Líbano que vai decorrer hoje no Vaticano.

“Rezando para que o Líbano recupere da grave crise que atravessa e mostre novamente ao mundo o seu rosto de paz e de esperança.”

A cimeira pela paz começa na Casa de Santa Marta, às 08h30 (menos uma em Lisboa), prosseguindo em procissão até à Basílica de São Pedro com os responsáveis das comunidades cristãs libanesas e os membros das várias delegações

As conversações vão decorrer à porta fechada, no Palácio Apostólico do Vaticano, em três sessões, encerrando-se com uma oração ecuménica pela paz.

“Eu gosto é do verão…” é o título de uma música do longínquo ano de 1996 que regressa por esta altura. O verão já começou, com ele chegam, normalmente, as “férias grandes” e o Papa deixou cinco conselhos para a vivência deste tempo, destacando a importância da espiritualidade.

“Vamos reservar tempo para examinar a nossa vida e ver os traços da presença de Deus, que nunca deixa de nos guiar”, disse Francisco, no final da audiência pública semanal, esta quarta-feira.

Um dos conselhos foi aos jovens estudantes que terminaram o ano letivo: “Convido-os, através das atividades de verão, a continuar a rezar e a imitar as qualidades do jovem Jesus, difundindo a sua luz e a sua paz”.

Já foi divulgado o «Vídeo do Papa», com a intenção de oração para o mês de julho e Francisco convida a construir a “amizade social”, a estar atento às periferias e alerta para os populismos.

“Rezemos para que, nas situações de conflitos sociais, económicos e políticos, sejamos arquitetos do diálogo, arquitetos da amizade, corajosos e apaixonados, homens e mulheres que sempre estendem a mão, e que não haja espaços de inimizade e de guerra”.

Hoje, a atualidade religiosa, os números da pandemia e as medidas em vigor, marcam o programa Ecclesia na RTP 2, a partir das 14h03.

A realidade da pastoral Penitenciária, através dos assistentes espirituais e religiosos, está no centro das «Conversas na Ecclesia», às 17h00, e no programa Ecclesia na Antena 1, pelas 22h45.

Votos de uma boa quinta-feira.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário