Páginas

sábado, 17 de julho de 2021

Francisco volta a restringir o missal pré-Concílio Vaticano II

Olá Bom Dia

 

O Papa Francisco publicou esta sexta-feira um decreto (Motu Proprio) que volta a restringir o uso do missal pré-Concílio Vaticano II, lamentando a ação de grupos, dentro da Igreja Católica, que visam questionar a “legitimidade” da reforma litúrgica.

A missiva, divulgada pelo Vaticano, diz que este é um comportamento que “contradiz a comunhão”.

É cada vez mais evidente nas palavras e atitudes de muitos que existe uma relação estreita entre a escolha das celebrações de acordo com os livros litúrgicos anteriores ao Concílio Vaticano II e a rejeição à Igreja e suas instituições em nome do que eles julgam ser a ‘verdadeira Igreja’, escreve Francisco, numa carta enviada aos bispos de todo o mundo.

As dioceses do Porto e Coimbra estão a organizar iniciativas até este sábado para comemorar o 65º aniversário da morte do Venerável Servo de Deus padre Américo Monteiro de Aguiar, também conhecido como «Pai Américo».

O padre Américo faleceu a 16 de julho de 1956, mas as comemorações começaram no dia 14 deste mês com acolhimento e oração nas alminhas Padre Américo, em Campo, Valongo (Porto). “Padre Américo – Místico do Nosso Tempo” é o tema de uma conferência, de hoje às 11h00, no Seminário Maior de Coimbra, proferida pelo padre José da Rocha Ramos. O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, preside, às 12h00, no mesmo local e na mesma data à celebração da Eucaristia.

Propostas para hoje… No entanto já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

 

Cumprimentos

 

Luis Filipe Santos

 

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário