Páginas

sábado, 31 de julho de 2021

Confinamento – parte III

Serão estas as minhas últimas palavras antes de férias e da pausa do mês de agosto. Quis escrever-lhes sobre os meus últimos dias, feitos em recolhimento obrigatório porque estive com um familiar que testou positivo à covid-19, e assim, ditam as regras que responsavelmente procurei respeitar, por mim e pelos outros.

Sempre estive negativa – do vírus pelo menos – eu e os que comigo vivem.

O meu filho deixou abruptamente a escola – não se despediu dos colegas nem das educadoras, que partiram para férias bem merecidas, por sinal. Disse-nos «Eu consigo», com mais coragem que os pais para enfrentar os dias em casa, regados com muitos desenhos animados e muita paciencia com os progenitores. Da escola, não deixaram de fazer uma vídeo-chamada onde amiguinhos perguntavam como estava, que tinham saudades, e pediram um regresso breve, ao mesmo tempo que tentavam mostrar todos os brinquedos que conseguiam segurar com as mãos pequenas. Naqueles poucos minutos houve esperança, cuidado, atenção, amor, cumplicidade, diálogo, partilha... entre crianças de cinco e seis anos.

Frescos à porta para não faltarem nutrientes à família isolada, chamadas telefónicas e muitas mensagens a dar força e a pedir resistências quando os dias teimavam em ser iguais e intermináveis. Um confinamento – parte III, com a diferença que saberíamos quando este iria terminar, de facto.

O que sinto no final destes dias é que tivemos sorte. E é com este sentimento que partilho o que vivemos e parto para férias: ninguém na minha família está infetada, não os tenho numa cama de hospital, e se cautelas se afiguram adensadas nos próximos tempos, estão à minha distância, da minha mão e do meu coração.

A sorte que me calhou, veio-nos das vacinas, das cautelas (sim, das cautelas!) e do muito amor que nos chega de quem se faz próximo e nos mantém no pensamento. Sentimo-lo, de facto.

Dar graças é uma atitude que deve acompanhar todos os despertares.

É tudo isto que faz valer a pena.

Boas férias!

Lígia Silveira

PS: O portal de informação da Agência Ecclesia não vai de férias, mas quer ir consigo nas suas! Para ler, ver e ouvir no endereço habitual!

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário