Páginas

sábado, 31 de julho de 2021

El Consejo de Estado francés anula la prohibición de culto público de Macron: era ilegal

Macron, el presidente francés, se extralimitó con su norma ilegal y arbitraria que impedía el culto a grupos de más de 30 personas




"Nina Cried Power" by Hozier. Cover by Júlia Coelho (voice, keyboard)




Folha Paroquial de S. José/S. João Baptista de 1 de agosto de 2021




Confinamento – parte III

Serão estas as minhas últimas palavras antes de férias e da pausa do mês de agosto. Quis escrever-lhes sobre os meus últimos dias, feitos em recolhimento obrigatório porque estive com um familiar que testou positivo à covid-19, e assim, ditam as regras que responsavelmente procurei respeitar, por mim e pelos outros.

Sempre estive negativa – do vírus pelo menos – eu e os que comigo vivem.

O meu filho deixou abruptamente a escola – não se despediu dos colegas nem das educadoras, que partiram para férias bem merecidas, por sinal. Disse-nos «Eu consigo», com mais coragem que os pais para enfrentar os dias em casa, regados com muitos desenhos animados e muita paciencia com os progenitores. Da escola, não deixaram de fazer uma vídeo-chamada onde amiguinhos perguntavam como estava, que tinham saudades, e pediram um regresso breve, ao mesmo tempo que tentavam mostrar todos os brinquedos que conseguiam segurar com as mãos pequenas. Naqueles poucos minutos houve esperança, cuidado, atenção, amor, cumplicidade, diálogo, partilha... entre crianças de cinco e seis anos.

Frescos à porta para não faltarem nutrientes à família isolada, chamadas telefónicas e muitas mensagens a dar força e a pedir resistências quando os dias teimavam em ser iguais e intermináveis. Um confinamento – parte III, com a diferença que saberíamos quando este iria terminar, de facto.

O que sinto no final destes dias é que tivemos sorte. E é com este sentimento que partilho o que vivemos e parto para férias: ninguém na minha família está infetada, não os tenho numa cama de hospital, e se cautelas se afiguram adensadas nos próximos tempos, estão à minha distância, da minha mão e do meu coração.

A sorte que me calhou, veio-nos das vacinas, das cautelas (sim, das cautelas!) e do muito amor que nos chega de quem se faz próximo e nos mantém no pensamento. Sentimo-lo, de facto.

Dar graças é uma atitude que deve acompanhar todos os despertares.

É tudo isto que faz valer a pena.

Boas férias!

Lígia Silveira

PS: O portal de informação da Agência Ecclesia não vai de férias, mas quer ir consigo nas suas! Para ler, ver e ouvir no endereço habitual!

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



quinta-feira, 29 de julho de 2021

El Gran Muftí de Egipto denuncia que el Islam político se ha convertido en una pesadilla para todos

El Gran Muftí de Egipto, Shawki Allam, crítico con el islamismo o islam politizado




La intensa actividad científica de la Edad Media, otra víctima de la desinformación anticatólica





A fraternidade cristã situada no exemplo de Pelé

Olá Bom DIA

O Vaticano divulgou uma mensagem para a celebração da memória do Beato Zeferino Giménez (2 de agosto), cigano espanhol conhecido como “Pelé”, convidando a promover uma “verdadeira fraternidade cristã” que respeite todos.

Zeferino Giménez Malla foi fuzilado em Barbastro (Espanha), em 1936, por tentar salvar um sacerdote.

Os ciganos “são peritos” na fraternidade. As dificuldades que têm tido que enfrentar coletivamente, ao longo dos séculos, criaram neles um “forte sentimento de pertença e de solidariedade de grupo”, destaca o cardeal Peter Turkson.

“Pelé nasceu no seio de uma cultura que cuida dos seus mais pequenos e dos seus mais velhos com paixão. Sabem que tanto uns como os outros, pela sua vulnerabilidade, precisam de cuidado, embora também como agradecimento a Deus pelo dom das suas vidas”, refere o texto, assinado pelo cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé).

A Santa Sé destaca que, na vida de Pelé, como é popularmente conhecido pelos ciganos, se encontram refletidos “os valores centrais da vida cristã”.

A Agência ECCLESIA continua com as conversas que,diariamente, colocam a gramática de Deus no centro. Esta semana, um comunicador nato, o cónego António Rego, verbaliza nas palavras a chama das suas vivências. Uma geografia literária que tem como pano de fundo o Atlântico e as ilhas dos Açores.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15h00, e sintonizar a Antena 1, pelas 22h45.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

 

Cumprimentos

 

Luis Filipe Santos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



quarta-feira, 28 de julho de 2021

Una Medalla Milagrosa le salvó en Afganistán: perdió las piernas pero ganó una ardiente conversión





Olaizola: de querer ganarse la vida como un playboy a salvar a más de 2.000 niñas de la prostitución





Um futuro com sentido

Bom dia, boa quarta-feira para si que nos acompanha nesta reta final de julho, e boas férias, se for caso disso.

O mundo começa a preparar-se para o pós-pandemia e cada vez mais parece fundamental a construção de um futuro com sentido e para todos. Um alerta que vários responsáveis católicos têm levado a Roma, num encontro promovido pela FAO para debater o futuro dos sistemas alimentares.

Também tivemos a notícia de um pronunciamento do Papa emérito Bento XVI que merece ser lido com atenção. Mais invulgar é a imagem de um megajulgamento nos Museus do Vaticano, que arrancou esta terça-feira, envolvendo 10 pessoas, entre elas o cardeal Angelo Becciu, por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres.

De Portugal, trouxemos até si notícias da Vida Consagrada, além de celebrações que animaram as dioceses de Coimbra e Lamego, complementadas com um olhar atento sobre a peregrinação dos símbolos da JMJ, rumo a Lisboa 2023.

Pelas 22h45, na Antena 1 da rádio pública, prosseguem as conversas poéticas com o padre António Rego, que chegam antes ao portal da Agência ECCLESIA, pelas 17h00, com vídeo. Às 15h00, na RTP2, o Programa ECCLESIA encerra um ciclo de 24 semanas de reportagens e entrevistas com o secretariado português da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Em agosto, durante cinco semanas, vamos apresentar em conjunto documentários alargados sobre a temática da Liberdade Religiosa, da Terra Santa à Nicarágua, ao longo de cinco semanas, a cada quarta-feira.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



terça-feira, 27 de julho de 2021

Así quedará el colegio cardenalicio tras este consistorio: 90 naciones, 26 órdenes religiosas...

Este consistorio creará 13 nuevos cardenales aunque debido a la pandemia no todos podrán estar presentes físicamente




Las clarisas que con su música espiritual arrasan en la pandemia: «Gente paraba sus coches llorando»





O “escândalo” do desperdício e da fome


Foto: Agência ECCLESIA/HM

“Temos a responsabilidade de realizar o sonho de um mundo onde o pão, a água, os medicamentos e o trabalho fluam em abundância e cheguem primeiro aos mais necessitados. A Santa Sé e a Igreja Católica servirão este nobre propósito, oferecendo o seu contributo, unindo forças e vontades, ações e sábias decisões”, escreveu o Papa Francisco. O texto, foi lido ontem, na abertura de uma pré-cimeira sobre Sistemas Alimentares, que decorre até dia 28, na sede da organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma.

“Produzimos comida suficiente para todos, mas muitos ficam sem o pão de cada dia. Isso constitui um verdadeiro escândalo, um crime que viola direitos humanos básicos” pode ler-se na mensagem. Francisco propõe um futuro “ambientalmente sustentável” e capaz de respeitar as culturas locais, o que exige uma “transformação cuidadosa e correta” dos sistemas alimentares, “melhorando a nutrição, reduzindo o desperdício de alimentos, proporcionando dietas saudáveis e acessíveis.

Santiago de Compostela vive desde domingo, um ano jubilar. Mas o Jacobeo também foi lembrado por um conjunto de cinco paróquias de Espinho que elaboraram tapetes de sal, evocando a experiência do Caminho de Santiago e o sentido de peregrinação. O desafio partiu de uma entidade galega promotora dos Caminhos de Santiago e foi acolhido “com entusiasmo” por este grupo de paróquias como disse à Agência ECCLESIA a responsável local. A iniciativa dá assim visibilidade ao Caminho de Santiago que atrai anualmente muitos portugueses.

Esta tarde, pelas 15h00 na RTP2, pode acompanhar no programa Ecclesia uma entrevista ao Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. Mais tarde, pelas 22h45, é na Antena1 que pode escutar a edição rádio do programa Ecclesia que, esta semana olha o mar dos Açores com o Padre António Rego.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt