Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Rumo ao Natal com os olhos no Presépio

Bom dia para si que nos acompanha neste arranque do tempo do Advento, rumo ao Natal.
Este foi um domingo de trabalho muito especial, para mim, acompanhando a assinatura e apresentação da carta apostólica ‘Admirabile Signum’ (sinal admirável), do Papa Francisco, sobre o significado e valor do presépio, a representação do nascimento de Jesus -, um “acontecimento único e extraordinário que mudou o curso da história”. O local escolhido não poderia ser mais simbólico: Greccio, onde em 1223 São Francisco de Assis deu início a uma das mais belas tradições religiosas, com a recriação ao vivo da Natividade. Para ler, aqui.

Apesar de visivelmente constipado, o Papa teve um domingo muito preenchido, aliás: de manhã, presidiu à Missa, no Vaticano, junto da comunidade congolesa em Roma, com alertas sobre os efeitos do consumismo (depois da Black Friday…) e da violência; mais tarde, antes da deslocação a Greccio, Francisco foi à janela do apartamento pontifício para dar conselhos sobre a vivência do Natal.

Em Lisboa, o cardeal-patriarca não quis deixar de refletir sobre o início do tempo litúrgico do Advento, numa celebração especial, pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

A ECCLESIA regressa hoje à sua companhia, pelas 15h00, na RTP2, e na Antena 1 da rádio pública, pelas 22h45, se o futebol deixar.
Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo




Sem comentários:

Enviar um comentário