Páginas

domingo, 15 de dezembro de 2019

Luz da Paz de Belém


Olá bom dia
Chega hoje a Portugal a “Luz da Paz de Belém”. Uma criança austríaca foi buscar a luz à Gruta da Natividade, em Belém, e depois, na Áustria, partilhou-a com dezenas de países. A que chega a Portugal é pela mão dos escuteiros que, em Santarém, a distribuem por todas as dioceses para depois, até ao Natal, a partilharem por todas as pessoas que conseguirem. Uma luz que nasce do Presépio!

Este domingo, são muitos os Presépios que “abrem portas”. É o que acontece em Garfe, Poiares e Priscos, por exemplo (Já agora, se tem conhecimento de iniciativas interessantes e originais que se realizam nestes dias, em torno do Presépio nomeadamente, envie essa informação para agencia@ecclesia.pt. Agradecemos!)

Este domingo, começam na Madeira as Missas do Parto. A Agência ECCLESIA vai dar-lhe notícias desde a “pérola do Atlântico”.
E este III domingo do Tempo do Advento é o domingo da alegria e os sacerdotes celebram a Missa com paramentos cor-de-rosa. Sabe a razão? No portal do Secretariado Nacional de Liturgia pode encontrar o “Dicionário elementar de Liturgia” e a explicação para esta particularidade:
“Gaudete” É assim denominado o III Domingo do Advento. 
A razão é que gaudete! (alegrai-vos!), é a primeira palavra, há muitos séculos, do cântico de entrada deste domingo: «Gaudete in Domino semper!» («Alegrai-vos sempre no Senhor!»), convite tomado de Fl 4,4-5, que dá a este domingo – justamente a meio do caminho de Advento – um tom de alegria e esperança, porque já está próximo o Senhor. 
Este domingo tem um paralelo com o IV da Quaresma, o Domingo Lætare. Os paramentos dos ministros, neste dia, podem ser cor-de-rosa e pode-se dar um maior relevo aos adornos e à música, apesar de se estar a meio de um tempo caracterizado pelo uso moderado destes elementos.
Desejo-lhe um bom domingo da alegria!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário