Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2019

‘Laudato si 2’


O desafio parte de Isabel Varanda que reconhece a urgência ambiental do momento e que as transformações que aconteceram após o documento ecológico de Francisco já justificam um segundo pronunciamento. Em entrevista à Agência Ecclesia e Rádio Renascença, a investigadora em ecologia na Faculdade de Teologia, disse que não bastam “discursos pontuais” ou manifestações de “angústia” diante da emergência climática, e considera a salvação do planeta uma “bandeira das religiões”.

Hoje, o Centro João Paulo II em Fátima, recebe a Assembleia geral da União das Misericórdias Portuguesas. O encontro será também marcado pela reeleição de Manuel de Lemos para o quadriénio 2020/2023. 
Com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Ministra da Saúde, Marta Temido, esta assembleia das Misericórdias quer sublinhar a “sustentabilidade das misericórdias, em termos de comparticipações justas para as diversas respostas sociais disponibilizadas à população” como referiu o seu Presidente Manuel Lemos.

Em tempo de Advento, a aldeia de Cabeça já antecipa o Natal. Hoje, a partir das 15h00, abre portas um presépio com decorações naturais, 100% sustentáveis, feitas com a vontade, criatividade e engenho dos habitantes. Tudo é feito com “as mãos sábias dos cerca de 170 moradores” desta aldeia de montanha e “com materiais da natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e ainda outros materiais reciclados e que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos. Uma aldeia de montanha que mostra o Natal até ao dia 1 de janeiro.

Mais a norte, em Braga, é o Museu Pio XII que inaugura uma exposição de Presépios da coleção particular do Padre João Aguiar Campos, intitulada «Deus fez-se Presente». Nesta exposição vão estar expostos mais de 70 presépios, feitos nos mais diversos materiais, acompanhados com alguns textos da autoria do referido sacerdote que ajudam à compreensão e vivência espiritual do evento. Pode ser vista até ao dia 6 de janeiro de 2020, no horário normal de funcionamento do Museu Pio XII.
Tenha um grande dia
Henrique Matos





Sem comentários:

Enviar um comentário