Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2019

Capela de Nossa Senhora da Penha


Esta semana chegou mais uma excelente notícia para o nosso Património, através de um Ofício da Direção-Geral do Património Cultural, datado de 23 de Dezembro de 2019: «Abertura do procedimento de Classificação da Ermida de Nossa Senhora da Penha, incluindo o património móvel integrado...».

Quer isto dizer que, depois da Igreja Matriz de Grândola, da Igreja de Santa Margarida da Serra, logo que terminem as formalidades inerentes ao processo, teremos mais um Edifício Classificado no nosso Concelho e no Litoral Alentejano: a Ermida da nossa Padroeira Nossa Senhora da Penha.

Este facto é um reconhecimento do seu valor a vários níveis, mas é também um desafio a que nos empenhemos na defesa e valorização deste símbolo da nossa identidade, evitando todas as intervenções que o descaracterizem e empobreçam, e prevenindo, por exemplo, atos de vandalismo como o que aconteceu há dias com uma das Estações da nossa Via-Sacra.

A melhor defesa do Património é a consciência de que todos somos responsáveis por ele.

Aguardamos com expectativa os próximos passos e agradecemos o empenho dos organismos oficiais neste Processo, nomeadamente, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Direção-Geral do Património Cultural.



Sem comentários:

Enviar um comentário