Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

«A paz como caminho da esperança»


Não tem nada na sua cabeceira para ler? Aceite a sugestão e procure a mensagem que o Papa Francisco escreveu para o Dia Mundial da paz. Não se tratam de palavras escritas para a Igreja mas para o homem de boa vontade que acredita que só se realiza quando quem está ao seu lado conseguir e tiver condições de desenvolvimento.
Esta mensagem, que publicamos na íntegra, e abordamos noticiosamente, é dirigida a qualquer pessoa quem entenda que tem caminhos de perdão a percorrer, caminhos de respeito humano a trilhar, necessidade de se configurar com o simples que a vida oferece numa oportunidade para ir ao essencial da sua vida.
Nela percebemos o quanto o Papa Francisco se deixou marcar pela sua recente viagem ao Japão, onde esteve com as vítimas dos bombardeamentos atómicos de Hiroxima e Nagasáqui.
«Não podemos permitir que as atuais e as novas gerações percam a memória do que aconteceu, aquela memória que é garantia e estímulo para construir um futuro mais justo e fraterno».
Leia, acredite que cada parágrafo é um convite à reflexão pessoal.
As notícias da Agência Ecclesia destacam a aprovação das virtudes heroicas do padre Américo, um passo central no processo que leva à proclamação de um fiel católico como beato, penúltima etapa para a declaração da santidade; para a beatificação, exige-se o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do agora venerável.
Américo Monteiro de Aguiar, conhecido como padre Américo, institui a Obra da Rua em janeiro de 1940, com a fundação da primeira Casa do Gaiato; o sacerdote nasceu em Galegos, Penafiel, a 23 de outubro de 1887, e faleceu no Hospital de Santo António, Porto, a 16 de julho de 1956, tendo sido sepultado na Capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Penafiel.
Confira a opinião do vice-postulador da Causa de Canonização, o padre Manuel Mendes, também do bispo do Porto, D. Manuel Linda, da Conferência Episcopal Portuguesa e ainda do postulador da Causa, o Padre João Pedro Bizarro.
Fazemos ainda eco do lançamento da campanha da Cáritas Portuguesa «10 milhões de estrelas», que destina 65% das receitas obtidas nesta campanha revertem para as pessoas carenciadas nas dioceses portuguesas; os restantes 35% destinam-se às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que atingiram Moçambique, para apoiar o processo de reconstrução.
No Vaticano o Cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), elogiou hoje o papel da ativista sueca Greta Thunberg na defesa do ambiente, «personalidade do ano» para a Revista Time. 
Mas há mais para descobrir no endereço www.agencia.ecclesia.pt
Encontramo-nos lá? Tenha um excelente dia!
Lígia Silveira


Sem comentários:

Enviar um comentário