Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2019

Imaculada Conceição, padroeira de Portugal

Todos os caminhos vão dar a Vila Viçosa, neste dia que sendo domingo é também feriado. Mas não é só esta vila alentejana que neste dia se reveste de tradição e leva às ruas a imagem de quem há séculos tem contribuído para a identidade portuguesa: também o Sameiro ou no santuário de Fátima, a mãe dos portugueses vai ser evocada.
Neste dia 8, em que a Imaculada Conceição é celebrada, fique por dentro do programa que vai acontecer em Vila Viçosa, mas também no Sameiro, santuário construído à Nossa Senhora da Conceição.
Conversámos com o padre Francisco Couto, pároco do santuário mariano, sobre a importância e o esforço de levar às novas gerações a devoção que marca, caracteristicamente, o povo português. Também o arcebispo de Évora, que às 11h, celebra em Vila Viçosa a eucaristia solene, convida todas as mães a peregrinar a este local, e neste dia, que há décadas atrás era ocasião para celebrar o dia da mãe.
Por cá damos conta da visita de D. Ivo Scapolo à diocese do Porto, em encontros com seminaristas, sacerdotes idosos da diocese e também comunidades religiosas, mas onde se incluíram tempo de conhecimento e partilha com as reclusas do Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo.
“Percorrendo os espaços de trabalho e convívio do Estabelecimento Prisional, D. Ivo Scapolo e D. Manuel Linda saudaram as reclusas deixando-lhes uma palavra de conforto. Especialmente significativo o encontro com as reclusas que cumprem pena com os seus filhos. Cada criança recebeu uma lembrança e um carinho”, pode ler-se no jornal diocesano «Voz Portucalense».
Ainda por cá, Manuel Lemos foi recunduzido na presidência da União das Misericórdias Portuguesas tendo lamentado a falta de cumprimento do acordo entre o Estado e o setor social para uma comparticipação “de 50 a 60%”.
O “justíssimo aumento do salário mínimo” tem de ter impacto no setor social, afirmou.
Fazemos ainda eco da audiência que o Papa Francisco teve com os representantes das Organização Não governamentais católicas a quem pediu que contribuíssem para a educação e formação humana, intenções também da Igreja baseadas na Doutrina Social.
Este domingo o Papa realize a tradicional homenagem à Imaculada Conceição, na Praça de São Pedro em Roma.
Mas há mais para descobrir no portal de informação da Agência Ecclesia.
Até já!
Lígia Silveira





Sem comentários:

Enviar um comentário