Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Teologia Como Resistência




Pode a Teologia deixar marcas em carne viva – um dedo atingido por uma máquina, uma doença tropical, a morte de um pai? E pode ela ajudar a exercer um mandato autárquico, a gerir fluxos financeiros, a jogar melhor futebol, a colocar questões à nossa humanidade? Ou será que, afinal, ela não serve para nada?

Neste percurso de entrevistas que se cruzam, fala-se de como a Teologia é incapaz de mexer uma palha mas pode revolucionar o mundo, das perguntas que ela pode fazer ao século XX, de como a reflexão teológica só pode situar-se entre a luz da fé e a espessura humana e não pode ser nem asséptica, nem pura, nem destilada.

A propósito dos 50 anos da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, dois jornalistas (António Marujo e António Pedro Ferreira) fotografaram e falaram com quatro dezenas de antigos e actuais alunos e professores da faculdade, que abrem a sua reflexão sobre o percurso de cada um/a, com uma liberdade que chega à autocrítica.

Daí nasceu o livro Teologia Como Resistência, que fala dos caminhos actuais e das encruzilhadas em que a Teologia se encontra: ou presta atenção à ética e às expressões culturais como o cinema, a poesia, a literatura e as artes ou corre o risco de ficar a alucinar sozinha; ou se assume como uma ciência à flor da pele ou deixará de entender os lugares das feridas humanas e dos toques que salvam; ou é capaz de viajar até ao cosmos e produzir um saber que ajude o mundo a ser um lugar mais feliz para todas as criaturas, num tempo em que o futuro do planeta está ameaçado ou tornar-se-á irrelevante.

Para não o ser, a Teologia só pode assumir-se como factor de resistência.


O professor Miguel Tamen, director da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, apresenta o livro Teologia Como Resistência no dia 5 de Dezembro, às 18h30, na livraria da Universidade Católica, em Lisboa. A Universidade Católica Editora, a direcção da Faculdade de Teologia e os autores terão muito gosto em que possa participar nesta sessão. 


Sem comentários:

Enviar um comentário