Páginas

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

A alegria do Natal



Bom dia a si que nos acompanha nesta contagem decrescente para o Natal. O tempo não para e o trabalho na redação também não.

Nos últimos dias, a nossa atenção tem estado centrada no presépio. Hoje trago-lhe uma proposta especial: os conselhos do Papa o Natal de 2019.
Nascendo no Presépio, o próprio Deus dá início à única verdadeira revolução que dá esperança e dignidade aos deserdados, aos marginalizados: a revolução do amor, a revolução da ternura. Do Presépio, com meiga força, Jesus proclama o apelo à partilha com os últimos, como estrada para um mundo mais humano e fraterno, onde ninguém seja excluído e marginalizado”.

A última noite foi especial para nós que nascemos na Madeira: a “revéspera” do Natal. Falo disso com a escritora e investigadora Graça Alves.
Ainda no Funchal, o cardeal D. José Tolentino Mendonça recebeu a Medalha de Mérito da Região Autónoma, pelas 11h00, na Assembleia Regional. Um discurso para ler, com atenção, bem como as declarações sobre a reforma na Cúria Romana.


Na RTP 2, trazemos uma “ceia de Natal” diferente, com o chefe Kiko, a partir das 15h00; na Antena 1, conversamos com o jesuíta Paulo Duarte, pelas 22h45. A Missa do Galo, no Vaticano, começa pelas 20h30 de Portugal Continental e da Madeira, menos uma nos Açores; pelas 21h00, é transmitida a mensagem de Natal do cardeal-patriarca de Lisboa, que poderá depois ler e ver na Ecclesia.
Despeço-me com votos de boas notícias e de um Santo Natal
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário