Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

As teorias e palavras não alteram as acessibilidades…

Olá Bom Dia
Hoje, celebramos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Será que a sociedade está atenta a esta realidade? Uns estão… Outros nem tanto.
Na Sé de Leiria é lançado o projeto “inovador”: «Comunicação inclusiva no espaço litúrgico: Identificação dos espaços» que conta com a presença de D. António Marto.
O projeto é um guião “multiformato impresso e com a identificação dos diferentes espaços litúrgicos” que permitirá a todos os públicos “ler” e conhecer os diferentes espaços. É um guião dos espaços litúrgicos e toda a sinalética da catedral com três versões: braille com imagens em relevo, em escrita aumentada, e em sistema pictográfico para a comunicação, o que lhe permite ser lido por pessoas cegas, surdas e com incapacidade intelectual.

No âmbito deste dia, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) junta-se à mega ação solidária «Giving Tuesday» Com o mote «Dá para mudar», Universidade Católica Portuguesa, polo do Porto, promove uma recolha de bens e um torneio de matrecos. Para assinalar o Dia da Pessoa com Deficiência, a UCP, em conjunto com a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, a Associação Somos Nós e a APPACDM – Porto, organiza um torneio de matrecos entre grupos e associações de estudantes da UCP e utentes de associações de pessoas portadoras de deficiência. Esta iniciativa visa “reduzir a indiferença ao celebrar a igualdade e fomentar momentos de convívio e diversão entre alunos e utentes”.

A obra «Bem-nascido… Mal-nascido…» da autoria de Luís Manuel Pereira da Silva vai ser apresentada, hoje, às 21h30, no Centro Universitário Fé e Cultura (Aveiro).O livro que analisa a condição humana e a ética a partir da deficiência vai ser apresentado por Walter Osswald (professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina do Porto e autor do prefácio), João Manuel Duque (diretor do Centro Regional da Universidade Católica – Braga e autor do posfácio) e António Jorge Ferreira (editor da Tempo Novo Editora) A sessão tem início com um momento musical de grande simbologia, dado que será interpretada, por Bernardo Gomes, uma obra de Francesco Landini, um compositor cego do século XIV. Com este momento, pretende o autor homenagear “os verdadeiros protagonistas deste ensaio: a deficiência e as pessoas que se encontram particularmente marcadas por esta condição”.

Já sabe também que pelas 15:00, na RTP2, poderá ver o programa ECCLESIA com toda a atualidade religiosa Pelas 22:45, na Antena 1, o programa da Igreja católica faz-lhe companhia.
Sugestões para hoje
Luis Filipe Santos



Sem comentários:

Enviar um comentário