Páginas

sábado, 14 de dezembro de 2019

Priscos… A reinserção pelo Presépio



Só abre as portas amanhã mas, por estes momentos, o trabalho deve ser muito para que tudo esteja pronto naquele que é o maior presépio ao vivo da Europa. São “só” 90 cenários a evocar a vida no tempo do nascimento de Cristo, e com a presença de mais de 600 figurantes. Os números impressionam mas não menos o facto de parte deste esforço ter sido dispendido por reclusos. Pessoas privadas de liberdade que se libertam construíndo um presépio. O pároco de Priscos desafia o cristãos a fazer a pergunta: O que é que fazemos pelos reclusos da nossa comunidade? Que tipo de oportunidades somos capazes de construir para eles”, observa o padre João Torres.
Nesta tarefa, os reclusos são remunerados como incentivo à reinserção e a reconstruir as suas vidas. Talvez também por isto, amanhã pode dar um salto a Priscos, ou fazê-lo até ao dia 12 de janeiro.

Hoje, em Marco de Canaveses, o selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, e D. António Couto, bispo de Lamego, vão dar «Testemunhos de Fé». A Casa do Povo de Vila Boa do Bispo é a promotora da iniciativa e, na palestra, os dois intervenientes vão explicar as razões da sua fé em Jesus Cristo.

Se quer sugestões para um Natal diferente, vá até à Igreja da Graça em Lisboa. Após a missa das 16h00, Isabel Figueiredo, diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, apresenta o seu novo livro «Natal». Um contributo “para que o Natal não se fique por mais uma festa”, esbatendo na Sagrada Família “a dimensão sagrada que unicamente teve”, como sublinha, na apresentação, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. O livro é ilustrado por Beatriz Berger e tem a chancela da Paulinas Editora.

A concórdia e a harmonia do Natal não poderia deixar de acontecer principalmente entre os que mais anunciam esta festa, os cristãos. Também por isso, a Pastoral da Juventude de Moreira da Maia (Diocese do Porto) promove, hoje, pelas 21h30, um encontro ecuménico de cantares de Natal intitulado «Moreira´s XMAS Carols».
Serão duas horas de música e animação com os grupos Mendigo de Deus, Chorus, Follow Him, David Neutel, Ritmo de Fé e Porto Gospel Music. Os organizadores afirmam que o principal objetivo é oferecer à comunidade, e aos jovens, “de qualquer sensibilidade cristã, um espaço de encontro, conhecimento e partilha, através da música”.
Tenha um grande dia
Henrique Matos


Sem comentários:

Enviar um comentário