Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Jantar/Conferência «A família africana, uma esperança de futuro»

Depois de devidamente instaladas as pessoas pelas várias mesas, e enquanto ia sendo servida a entrada do menu, tomou a palavra a presidente da direcção de Harambee África Portugal, Maria José Figueiredo, para explicar afinal do que se trata quando se fala precisamente de Harambee. Muitos dos presentes, trazidos por amigos, tiveram nessa noite o primeiro contacto com esta instituição, que é internacional e que começou num conjunto de donativos feitos por ocasião da canonização de S. Josemaria Escrivá, em 2002.
Já depois da sobremesa, foi a vez de o Prof. Eduardo Vera-Cruz, como tinha sido anunciado, falar sobre «A Família africana, uma esperança de futuro». Com bom humor e muita espontaneidade, este grande conhecedor da realidade africana explicou, entre muitas coisas, as grandes diferenças entre as famílias europeias e as africanas, sublinhando que estas últimas são sempre consideradas «grandes» na medida em que não se restringem ao núcleo mãe, pai e filhos mas englobam os avós, os tios e primos e demais graus de parentesco entre todos. 

Eduardo Vera-Cruz alertou para os perigos da forma como se vive e se rotula a pluralidade cultural dos continentes, chamando a atenção para a transformação das sociedades em «caixas de smarties».

Também a forma como tantas vezes chegam as supostas ajudas a África foi assunto de explanação deste professor universitário, que declarou aos presentes que, quando é somente momentânea (como no caso das calamidades publicas), essa ajuda deixa um fosso nas populações depois de retirada, pondo em dúvida a eficácia do auxílio prestado.

O conferencista abordou também a motivação dos portugueses em África, o que os movia no século passado e o que os move actualmente. Finalmente, e indo ao encontro da filosofia de Harambee, o Prof Vera-Cruz concluiu a sua exposição afirmando: «África precisa de educação».
Terminado o encontro, em balanço francamente positivo de um serão bem passado, os presentes, quase em uníssono, deixaram uma pergunta no ar: para quando o próximo evento Harambee?


Sem comentários:

Enviar um comentário