Páginas

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

São João Nepomuceno Neumann

Assim falava João: Nossa educação foi feita segundo as antigas máximas católicas; nossos pais eram óptimos cristãos.


Horizonte, 05 de Janeiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“John Neumann tinha a imagem de Cristo. Ele experimentou, em seu íntimo, a necessidade de proclamar a palavra e o exemplo da sabedoria e do poder de Deus, e para pregar o Cristo crucificado” dizia o Papa Paulo VI na canonização do santo que nasceu no dia 28 de Março de 1811 em Prachatitz, cidade da Boémia. Filho de Felipe Neumann e Agnes Lebis, João tinha cinco irmãos dos quais três tornaram-se religiosos graças a vigorosa educação cristã que receberam. Assim falava João: “Nossa educação foi feita segundo as antigas máximas católicas; nossos pais eram óptimos cristãos”.

Em 1831, João Neumann entrou no seminário. Viajou para Praga para concluir os estudos de teologia e em 1835 os concluiu. Viajou para os Estados Unidos em 1836 no intuito de ordenar-se e lá o Bispo, João Dubois, o ordenou sacerdote em Junho do mesmo ano. João recebeu então uma paróquia simples, com o templo inacabado, mas isso não pôs limites ao seu impulso missionário, pois dedicava o seu tempo a catequizar a população, visitar os doentes e instruir os professores para dar continuidade aos ensinamentos. Em 1837 foi para Nordbusch onde se instalou e trabalhou na Igreja de São João Baptista até o ano de 1842.

Sentindo o isolamento pastoral, resolveu ingressar em uma comunidade e com a permissão do Bispo Dubois, ingressou na congregação dos Padres Redentoristas e foi o primeiro padre a professar as regras redentoristas na América. Foi para Baltimore e depois serviu como pároco na Igreja de Santo Agostinho em Maryland e na Igreja de Santo Afonso em Baltimore. Tornou-se superior provincial nos Estados Unidos e naturalizou-se cidadão americano. Seu profundo conhecimento em várias línguas colaborou com o sucesso de sua missão neste continente.

Em 05 de Fevereiro de 1852 foi nomeado Bispo da Filadélfia. Dedicou-se fervorosamente no acolhimento de imigrantes, na construção de cerca de oitenta igrejas e organizou o sistema diocesano de escolas católicas, vindo a fundar a congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco. Acometido de uma terrível febre, faleceu no dia 05 de Janeiro de 1860.

Foi beatificado pelo Papa Paulo VI em 13 de Outubro de 1963 e canonizado pelo mesmo Papa em 19 de Junho de 1977.

Sem comentários:

Enviar um comentário