Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Igrejas e bispos da Europa, preocupados pela "instabilidade" no Médio Oriente e no Norte de África

Conferências episcopais europeias
Pedem "conseguir uma justiça e uma paz duradoura"

"As redes sociais estão mudando o sentido de participação e as relações pessoais"


Redacção, 06 de Fevereiro de 2013 às 18:25

O Conselho de Conferências Episcopais Europeias (CCEE) e a Conferência das Igrejas da Europa (KEK) sublinharam com "preocupação" o "perigo e instabilidade no Médio Oriente e no Norte de África", durante o seu encontro em Varsóvia (Polónia) de 4 a 6 de Fevereiro em que abordaram o tema 'Fé e religiosidade numa Europa que muda. Novos movimentos cristãos na Europa: Desafio ou oportunidade?'.

Num comunicado final conjunto, bispos e Igrejas apontam que "um programa de diálogo construtivo na situação específica e em toda a região" é "o único caminho a seguir se se quer conseguir uma justiça e uma paz duradoura".

Além disso, durante o seu encontro rezaram pelas pessoas que vivem numa situação precária e examinaram o desafio colocado à Igreja cristã por parte de "grupos e movimentos religiosos que se colocam fora da corrente maioritária da Igreja cristã".

Concretamente, os participantes no encontro partilharam os dados sobre tal movimento que, segundo indicam, compreende os grupos neopentecostais, e intercambiaram ideias sobre como responder a "este desafio complexo" tanto através da evangelização como através da renovação da vida da Igreja.

Mesmo assim, mostraram "especial preocupação" pela situação dos migrantes procedentes da Europa que não se sentem a gosto na corrente maioritária da Igreja europeia e se refugiam num destes movimentos religiosos.

Neste sentido, fizeram referência ao "eclecticismo, a fluidez da afiliação religiosa e a forma em que as redes sociais estão mudando o sentido de participação e as relações pessoais".

À luz destes acontecimentos, falaram sobre a urgência da evangelização. Assim, a CEC actualizou os últimos avanços no programa da preparação da XIV Assembleia Geral que terá lugar de 3 a 8 de Julho de 2013 e terá por título 'E agora, o que estamos esperando? A CEC e a sua missão numa Europa que muda". (RD/Ep)


in


Sem comentários:

Enviar um comentário