
110 convidados pela Cáritas
7MARGENS | 17/08/2025
O Papa Leão XIV almoçou hoje com pessoas assistidas pela Cáritas da Diocese de Albano Laziale, assim como os seus responsáveis, técnicos e voluntários no Borgo Laudato si, em Castel Gandolfo, no “Pavilhão do Repouso”, que faz parte do Centro de Ensino Superior fundado pelo Papa Francisco em 2023. O almoço do Papa reuniu 110 pessoas em situação de vulnerabilidade social e decorreu depois de Leão XIV ter presidido à Missa no Santuário de Santa Maria della Rotonda, a poucos quilómetros de Castel Gandolfo, e da oração do ângelus, na praça em frente ao Palácio Apostólico, noticia a Ecclesia.
“Agradeço a todos da Cáritas Diocesana, ao bispo, por este acolhimento, por esta oportunidade de partilhar num lugar tão bonito, que nos faz lembrar a beleza da natureza, da criação, mas que também nos leva a refletir que a criatura mais bela é aquela criada à semelhança e imagem de Deus, que somos todos nós”, afirmou o Papa, citado pelo Vatican News.
Leão XIV lembrou que cada um é “imagem divina” e que se encontra “a presença de Deus em cada pessoa”. “Estar aqui reunidos nesta tarde, neste almoço, é viver junto de Deus, em comunhão e em fraternidade”, afirmou o Papa.
No fim do almoço, Leão XIV agradeceu o almoço “vivido em conjunto” e apelou à vivência da “verdadeira caridade” “Ajuda-nos a viver sempre a verdadeira caridade, unidos no Teu amor, ajudando-nos uns aos outros e buscando sempre aqueles que talvez estejam mais distantes da nossa família. Abençoa-nos, a nós e a todos os nossos familiares”, afirmou o Papa.
O bispo de Albano, D. Vincenzo Viva, manifestou a sua “alegria” pelo regresso do Papa à cidade, e pela recetividade ao convite da Cáritas, instituição de ação social da Igreja católica que “assiste e cuida” dos mais pobres “todos os dias”. “É a primeira vez que Leão XIV se encontrará com os pobres durante seu pontificado e estamos muito felizes que ele comece com nossa diocese”, afirmou antes da realização do encontro.
O momento de encontro foi organizado pela diocese de Albano em colaboração com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral – que administra o Borgo Laudato si’ na área das Vilas Pontifícias, um projeto criado pelo Papa Francisco em 2023.
Sem comentários:
Enviar um comentário