Páginas

sábado, 9 de agosto de 2025

Bispos indianos condenam ataque contra católicos em Orissa

$$post_title$$
Uma igreja recentemente inaugurada em Orissa. Foto © Vatican Media

2 sacerdotes e um catequista espancados

 | 08/08/2025

 

A Conferência Episcopal da Índia (CBCI) condenou veementemente o ataque que feriu dois padres católicos e um catequista na localidade de Jaleswar, parte da diocese de Balasore, no estado oriental indiano de Orissa. Segundo relatos captados pelo portal Catholic Connect, o ataque aconteceu após a deslocação destes responsáveis à missa de ação de graças pelo segundo aniversário do falecimento de dois homens da comunidade local.

Numa nota divulgada nesta sexta-feira, dia 8 de agosto, e citada pelo Vatican News, os bispos indianos classificam este episódio como “parte de um caminho perturbador de violência contra as minorias cristãs no país”. O ataque ocorreu na noite de quarta-feira, 6 de agosto, quando o pároco da Igreja de São Tomás em Jaleswar, padre Lijo Nirappel, acompanhado por outro padre, duas freiras e um catequista, regressavam para a sua paróquia após a missa em memória dos dois cidadãos católicos. As duas freiras foram resgatadas por algumas mulheres locais, enquanto os dois padres e o catequista foram detidos, abusados e espancados sob a acusação de estarem a promover e a forçar “conversão religiosa”. O telemóvel do padre Lijo foi, segundo o próprio, confiscado, enquanto o catequista foi brutalmente espancado e a sua moto foi danificada.

Segundo a Conferência Episcopal da Índia, este ataque é “uma violação flagrante dos direitos constitucionais e da dignidade humana”, enquanto “a crescente tendência à violência coletiva representa uma séria ameaça à coexistência pacífica”. Por isso, continua a nota dos bispos, o governo local de Orissa deve agir rapidamente para identificar e processar os autores do ataque e garantir a segurança das minorias.  Segundo o portal de informação Uca news, as três pessoas teriam sido atacadas por mais de 70 pessoas pertencentes ao grupo extremista hindu Bajrang Dal, no âmbito de uma emboscada planeada.

O clima de intolerância religiosa e violência em Orissa, onde os cristãos representam 2,7% de uma população de 42 milhões de pessoas, sendo mais de 90% hindus, é preocupante. Segundo o portal de notícias do Vaticano, este estado do leste da Índia não é novo em perseguições aos cristãos. Durante os distúrbios de agosto de 2008 no distrito de Kandhamal, cerca de 100 cristãos foram mortos e mais de 50 mil foram forçados a abandonar as suas casas. Foram destruídos 395 edifícios, entre igrejas e locais de culto, e 6.500 casas, várias instituições educacionais, sociais e sanitárias devastadas e saqueadas. E o de 2008 não foi um episódio isolado: segundo dados do Fórum dos Cristãos Unidos (UFC), no estado de Orissa houve pelo menos 40 ataques contra cristãos.




Sem comentários:

Enviar um comentário