Páginas

sábado, 16 de agosto de 2025

Celebrar 150 anos a construir 150 poços onde não há água

$$post_title$$
Os Missionários do Verbo Divino estão presentes em 72 países dos cinco continentes. Foto: Direitos reservados

Missionários do Verbo Divino

 | 15/08/2025

Os Missionários do Verbo Divino celebram este ano 150 anos e querem construir 150 poços de água em pontos do mundo onde este bem essencial não é acessível. A congregação de sacerdotes e irmãos religiosos e missionários foi fundada na Holanda no dia 8 de setembro de 1875 pelo padre Arnaldo Janssen, e conta atualmente com mais de 6.000 membros de mais de 50 nacionalidades, que estão presentes em 72 países dos cinco continentes. Em Portugal, esta congregação está ao serviço desde 1949.

Marcelo Cattaneo é o secretário-geral da missão do Verbo Divino, e explica que os religiosos e leigos missionários desta congregação têm como missão ir “ao encontro daqueles que ‘não contam’ para a sociedade”, e que “vivem na própria carne as consequências de uma sociedade que desumaniza”, nomeadamente, “marginalizados, desamparados e explorados”. “Há muito para aprender dos ‘últimos’, a quem manifestamos a nossa proximidade e ajuda, e de quem aprendemos a recuperar em nós mesmos a humanidade esquecida”, frisa o responsável.

O aniversário deste ano é uma ocasião de balanço. “Agradecidos pelos 150 anos de caminho, renovamos o nosso compromisso com os ‘últimos’. Acreditamos que partilhar o nosso tempo, dons e recursos é muito mais do que um ato social e caritativo. Tudo isto está animado por uma espiritualidade centrada na promoção integral da pessoa”, escreve Marcelo Cattaneo, num texto enviado à Fátima Missionária e ao 7MARGENS pela Associação da Imprensa Missionária (Missão Press).

Para assinalar 150 anos de existência, os Missionários do Verbo Divino lançaram o projeto “150 anos – 150 poços”. A congregação está a pedir quatro mil euros para apoiar a construção de “150 poços de água, onde ela é mais necessária”, explicam os missionários no seu site. “Trata-se de tentarmos conseguir, como congregação do Verbo Divino, os fundos necessários para a construção de 150 poços de água em lugares onde a água é uma necessidade premente. Que o digam tantos missionários que se encontram a trabalhar, sobretudo em países africanos ou asiáticos, onde, por vezes, se percorrem quilómetros para ir buscar água.” Mais detalhes sobre a missão desta congregação podem ser conhecidos através do site verbodivino.pt/.

 

Texto publicado ao abrigo da parceria 7MARGENS/Fátima Missionária.



Sem comentários:

Enviar um comentário