Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Semana dos seminários


ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS

Deus Trindade,
sabes o quanto somos mendigos de Ti.
À beira do caminho procuramos a luz
que dá mais sentido aos nossos dias
e cura todas as nossas cegueiras.
Tu passas sempre pela nossa vida
e acendes em cada um de nós
o desejo de sermos Teus discípulos.
Na Tua estrada queremos ser formados.
Nas Tuas palavras e nos Teus gestos,
Ser instrumentos da Tua graça.
Juntos no caminho,
queremos ser comunidade
enviada em missão
Rezamos por todos os que arriscam seguir-Te,
especialmente os seminaristas e pré-seminaristas.
Rezamos ainda por todos aqueles
que se entregam totalmente a Ti
e colocam a sua vida nas Tuas mãos
Pedimos-Te que continues
a despertar os corações adormecidos
para que mais jovens das nossas comunidades
aceitem o desafio de Te seguir.

MISTÉRIOS GOZOSOS DO ROSÁRIO

Nesta semana de Oração pelos Seminários propomos estas meditações para os mistérios gozosos.

1º MISTÉRIO
Anunciação do Anjo a Nossa Senhora
Do Evangelho de S. Lucas [1,26-27.30-31.38]
O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.
O anjo disse-lhe: “Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus”. E Maria respondeu: “Eis aqui a Escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”.

Da mesma forma que Deus irrompe na vida de Maria através do Anjo Gabriel para lhe manifestar a vocação a que foi chamada, surge, também hoje, na vida de cada um de nós, como membros vivos da igreja peregrina, para indicar a missão a que somos chamados. Deste modo, procuremos pôr-nos em atitude de escuta da Palavra da Escritura e da voz do Espírito Santo, para que ressoe nos nossos corações o convite do Senhor: «não tenhas medo»!

2º MISTÉRIO
A Visitação de Maria a Santa Isabel
Do Evangelho de S. Lucas [Lc 1,39-42]
Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. (…) E disse-lhe: “Feliz de ti, porque acreditaste que havia de cumprir-se o que o Senhor te disse!”.

A alegria do encontro com Deus levou Maria a sair ao encontro de Isabel. Esta atitude de Maria, provoca e contradiz a nossa cultura individualista e comodista e recorda-nos um dos grandes desafios do papa Francisco - de uma igreja em saída.
Precisamos de ‘sair’ e ir ao encontro. Precisamos de formar discípulos missionários capazes de comunicar Jesus e o seu amor aos outros.

3º MISTÉRIO
O nascimento de Jesus em Belém
Do Evangelho de S. Lucas [Lc 2, 10. 16-20]
O anjo disse-lhes: “Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor”. Os pastores foram a Belém e contaram tudo o que lhes tina sido dito d’Aquele Menino. E Maria guardava todas essas coisas ponderando-as no seu coração.

Nada nos deve angustiar, Jesus está próximo. E nós temos mãe! Como nos lembrou o Papa Francisco, em Fátima. Jesus e Maria estão próximos! Maria continua a guardar no coração os desejos mais profundos dos seus filhos. Que Jesus possa renascer em nós e nas nossas comunidades com o entusiasmo e a força da primeira hora, um fermento que transformou o mundo. Que cada um de nós seja fiel à vocação de anunciar a Boa Nova ao mundo, com novo ardor, novos métodos e novas expressões.

4º MISTÉRIO
A apresentação de Jesus no Templo
Do Evangelho de S. Lucas [Lc 2, 28-32]
Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Espírito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus. Simeão tomou-O nos braços e bendisse a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, segundo a tua palavra, deixarás ir em paz o teu servo, porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos, Luz para se revelar às nações e glória de Israel, teu povo”.

As promessas de Deus realizam-se sempre! Simeão, cheio do Espírito Santo, louvou a Deus agradecendo-lhe o dom de ter visto a Luz, com os seus olhos cansados o Messias do Senhor, o Salvador. Saber esperar, saber amadurecer os desejos mais profundos, saber acolher os dons que Deus nos oferece diariamente é uma graça e um reconhecimento que na nossa vida tudo é ‘dom’.

5º MISTÉRIO
A perda e o encontro de Jesus no Templo
Do Evangelho de S. Lucas [Lc 2,43.46-47]
Terminados esses dias, regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas.

“Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?” (Lc 2, 49).
Para Jesus, estar na casa do Pai e estar com o Pai, era vital. Jesus não se perdeu! Só se perde quem abandona a casa do Pai e quem caminha sem Ele. Por isso, peçamos ao Senhor, nesta semana de oração pelos Seminários, a graça de crescermos na amizade e na intimidade com o Senhor, de forma a contribuirmos, pessoal e comunitariamente, para a nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo, tão desejada pelo nosso Papa Francisco.



Sem comentários:

Enviar um comentário