Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

Santa Teresa Verzeri

Abraçar a vontade de Deus plenamente fez de Teresa um exemplo vivo da acção de Deus em favor do seu povo perpetuada até os dias de hoje


Horizonte, 03 de Março de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Deus te quer nesse estado de vida, para fazer-te mãe de uma descendência de santos!", assim dizia a tia de Teresa acerca de sua vocação. Profecia esta que viria se cumprir na vida da jovem fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.

Ana Maria Teresa Eustochio Josefa Catarina Inácia Verzeri nasceu em 31 de Julho de 1801 na cidade de Bérgamo na Itália. Filha de família nobre e primogénita dos sete filhos, desde criança Teresa aprendeu com sua mãe a amar a Deus profundamente e assim se tornou uma jovem muita devota e piedosa sempre aberta à graça de Deus e á defesa dos valores cristãos.

Sua vivência lhe permitiu fortes experiências místicas como o abandono em Deus e a aridez profunda. Tudo isso a impulsionou a buscar e dedicar-se à sua vocação religiosa Mosteiro Beneditino de Santa Grata onde foi acompanhada pelo Mons. Benaglio. Após longo tempo de discernimento e oração, iniciou seu apostolado juntos aos pobres e abandonados de tal forma que atraiu a atenção de muitas outras jovens que despertavam para este seguimento. No dia 8 de Fevereiro de 1831, funda juntamente com Mons. Benaglio, a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.

Em meio a diversas crises, heresias e dificuldades tais como a Revolução Francesa e até mesmo resistências do próprio clero, que se levantaram em meados de 1800, Teresa realizou diversos trabalhos como educação das jovens; construiu asilos para órfãs abandonadas ou mesmo transviadas; externatos e internatos e foi a primeira fundadora a pedir e obter a administração direta dos bens da instituição que fundou e autorização para que a congregação tivesse uma superiora-geral.

Teresa faleceu no dia 03 de Março de 1852 na cidade de Brescia deixando sua congregação aprovada pela Igreja e pelo governo e com todos os registos de suas obras e espiritualidade. Foi beatificada pelo Papa Pio XII em 1946, e canonizada pelo Papa João Paulo II, em 2001. A Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus estão actualmente na Itália, no Brasil, na Argentina e Bolívia, na República Centro-Africana e em Camarões, na Índia e na Albânia.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário