Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

A carícia do Papa às mulheres com deficiência de Gaza

Como parte de uma visita à Itália, durante a audiência geral de amanhã, uma representação de mulheres com deficiência da Faixa de Gaza vão encontrar o Santo Padre


Roma, 03 de Março de 2015 (Zenit.org)


Um sinal tangível do desejo de reconstrução de Gaza vem das mulheres com deficiência. Do 1 ao 7 de Março, uma delegação de cinco mulheres palestinas com deficiência, representando muitas outras organizações de pessoas com deficiência de Gaza, está na Itália para encontrar-se com a sociedade civil italiana e os representantes institucionais, para fazer alianças e para recordar que, apesar das difíceis situações de Gaza, a vontade de reconstrução da sociedade civil é forte.

EducAid, em parceria com Rids – Rede Italiana Deficiência e Desenvolvimento (que adere o FISH, Federação Italiana para a superação das deficiências), promoveu uma semana de eventos por ocasião da conclusão do projecto Include, que graças ao financiamento da União europeia realizou uma série de actividades dirigidas ao melhoramento das condições de vida das mulheres deficientes na Faixa de Gaza, que vive um isolamento cultural e económico sempre maior.

Dessa forma Ahlan, uma jovem mulher com deficiência de Gaza, explica o efeito do projecto Include  nela: “Escrevo sobre a minha deficiência para que todo o mundo saiba o que nós, pessoas com deficiência, sofremos, mas também para mostrar ao mundo que a verdadeira deficiência reside na mente, não no corpo. Esta formação me levou pelo caminho correto, para que a minha comunidade e as outras comunidades saibam o que significa a deficiência”.

Ontem, na Universidade de Bolonha, a delegação reuniu os professores e alunos da Escola de Psicologia e Ciências da Educação do Alma Mater. Hoje, 03 de Março, a delegação foi para Roma para uma série de reuniões com representantes institucionais dos Ministérios das Relações Exteriores e do Trabalho e das Políticas Sociais (encontrando-se com o ministro do Trabalho, Giuliano Poletti), com organizações comprometidas a nível da sociedade civil na custódia e promoção dos direitos das pessoas com deficiência, entre as quais a Fish. Finalmente, na manhã da quarta-feira, 4 de Março, a delegação, acompanhada também pelo presidente de Fish, Vincenzo Falabella, será recebido pelo Papa Francisco durante a audiência geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário