Páginas

sábado, 21 de março de 2015

Papa Francisco aceita renúncia do cardeal O'Brien

Comunicado do Vaticano emitido hoje informa que o cardeal escocês renuncia aos direitos do cardinalato. Em 2013, o arcebispo admitiu comportamentos sexuais impróprios


Cidade do Vaticano, 20 de Março de 2015 (Zenit.org)


Comunicado do Vaticano emitido hoje informa que o cardeal escocês renuncia aos direitos do cardinalato. Em 2013, o arcebispo admitiu comportamentos sexuais impróprios.

O Papa Francisco aceitou a renúncia dos direitos e prerrogativas do cardinalato, expressas nos cânones 349, 353 e 356 do Código de Direito Canónico, apresentado no final de um longo itinerário de oração, do cardeal escocês Keith Michael Patrick O'Brien, arcebispo emérito de Saint Andrews e Edimburgo.

O anúncio foi feito em breve declaração do decano do Colégio cardinalício, enfatizando que "com esta medida, o Papa manifesta a todos os fiéis da Igreja na Escócia, sua solicitude pastoral e os encoraja a continuar com confiança o caminho de renovação e de reconciliação".

O cardeal escocês O'Brien admitiu ter tido relações sexuais com seminaristas confiados aos seus cuidados em Março de 2013, poucos dias antes do conclave no qual foi eleito o Papa Bergoglio e ao qual o cardeal por vontade própria recusou participar.

Em nota, ele afirmou: "Houve momentos em que minha conduta sexual foi abaixo dos padrões, das expectativas esperadas de mim como sacerdote, arcebispo e cardeal". “Àqueles que ofendi, peço perdão. Para a Igreja Católica e o povo da Escócia, também peço desculpas. Agora, vou passar o resto da minha vida aposentado. Não mais participarei da vida pública da Igreja Católica na Escócia". Ele deixou a Escócia em Maio do mesmo ano para alguns meses de renovação espiritual, de oração e de penitência.

Ao comentar a decisão de hoje, o vice-director da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Ciro Benedettini, disse que hoje "não há uma punição ao final de um processo, mas a aceitação do pedido de resignação do cardeal escocês após um longo percurso interior, que conclui todos os procedimentos da Igreja no caso de O'Brien".

Sem comentários:

Enviar um comentário