Os seguidores das nove contas linguísticas do Papa superam os 19 milhões
Roma, 20 de Março de 2015 (Zenit.org) Jorge Henrique Mújica
Quando Bento XVI deixou o pontificado também deixou as
contas do Twitter que foram abertas no início de Dezembro de 2012. O
Papa Francisco continuaria com elas ou as eliminaria? A resposta foi que
no dia 17 de Março de 2014 as contas papais tinham um novo rosto: o do
primeiro Papa latino-americano.
Já desde Bento XVI a conta do Papa não parou de crescer: Bento XVI
havia deixado 2 milhões de seguidores. Em 23 de Fevereiro de 2015, a
soma dos seguidores das nove contas linguísticas do Papa ultrapassavam
os 19 milhões. Do ponto de vista mediático, concretamente no âmbito da
utilização do Twitter, o Papa Francis tem sido considerado um dos mais
influentes.
De acordo com o segundo aniversário de sua eleição como Papa, a
sociedade da inovação tecnológica Almawave realizou uma análise cujo
objectivo é entender quais e quantas mensagens do Papa no Twitter tiveram
efeito no plano social. Para esta finalidade monitorizaram a actividade em
torno dos quatro idiomas que mais suscitaram interacção (inglês,
espanhol, português e italiano) a partir do 20 de Janeiro ao 8 Março de
2015: Um total de 7.530.574 tweets recolhidos e estudados (5.455.279 em
Inglês; 1.364.594 em espanhol; 564.021 em português; e 146.680 em
italiano).
E o que diz o estudo? Para o 20,1% o Papa Francisco é o Papa da
misericórdia e para o 18,8% o da renovação. O nome do Papa também
aparece relacionado com a alegria (14,6%), o encontro (13,9%) e a
esperança (13%). Dessa forma, comentam os realizadores do estudo
"#idueannidifrancesco", o Papa é percebido como uma pessoa que combina
em si humanidade e espiritualidade, que abraça os fiéis, integra os
marginalizados e acolhe a diversidade.
O estudo também destaca que "o Papa Francisco deixa uma marca
profunda também no Twitter, estimulando debates e comentários em todas
as partes do mundo". Isto ficaria especialmente manifesto, por exemplo,
nos momentos de pico, como o Angelus dominical na Praça de São Pedro.
O estudo também reflecte os quatro temas principais do pontificado de
Francisco: renovação (61,7%), família (16,7%), mundo-lar (12,4%) e
pobreza (9,2%). "Emerge de modo predominante o conceito de renovação da
Igreja, diz o estudo, e de sua visão da sociedade".
O tema família é discutido especialmente nos tweets em italiano: 71%
em torno da família natural, considerado como ambiente privilegiado,
primeira escola de comunicação, comunhão e perdão; 14,2% para a
procriação assistida; 9,7% para as supostas aberturas do Papa às uniões
de facto e formas imperfeitas de família; e 4,9% para a crise familiar.
A questão da pobreza está intimamente ligada ao conceito "periferias
existenciais" (67,7%), enquanto que as referências ao dinheiro também
são recorrentes (19,2%).
Almawave utilizou para este estudo uma plataforma Big Data com a
intenção de valorizar como e quanto a mensagem do Papa, inovador por
estilo, era acolhida na web. “A nossa pesquisa evidencia que o Pontífice
também deixa no Twitter um sinal muito profundo e que as suas
intervenções criam picos de conversações, estimulando um debate
espontâneo e rico, inspirado por suas palavras", comenta Valeria Sandei,
administradora delegada de Almawave. E acrescenta: "É importante
verificar como, no intercâmbio de 140 caracteres, se reflecte a
terminologia conceiptual de Francisco (periferias existenciais,
globalização da indiferença, cultura do descarte), com as quais
interpreta e conota os temas de fundo do seu pontificado”.
(20 de Março de 2015) © Innovative Media Inc.
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