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sábado, 21 de março de 2015

O pontificado do Papa Francisco no Twitter

Os seguidores das nove contas linguísticas do Papa superam os 19 milhões


Roma, 20 de Março de 2015 (Zenit.org) Jorge Henrique Mújica


Quando Bento XVI deixou o pontificado também deixou as contas do Twitter que foram abertas no início de Dezembro de 2012. O Papa Francisco continuaria com elas ou as eliminaria? A resposta foi que no dia 17 de Março de 2014 as contas papais tinham um novo rosto: o do primeiro Papa latino-americano.

Já desde Bento XVI a conta do Papa não parou de crescer: Bento XVI havia deixado 2 milhões de seguidores. Em 23 de Fevereiro de 2015, a soma dos seguidores das nove contas linguísticas do Papa ultrapassavam os 19 milhões. Do ponto de vista mediático, concretamente no âmbito da utilização do Twitter, o Papa Francis tem sido considerado um dos mais influentes.

De acordo com o segundo aniversário de sua eleição como Papa, a sociedade da inovação tecnológica Almawave realizou uma análise cujo objectivo é entender quais e quantas mensagens do Papa no Twitter tiveram efeito no plano social. Para esta finalidade monitorizaram a actividade em torno dos quatro idiomas que mais suscitaram interacção (inglês, espanhol, português e italiano) a partir do 20 de Janeiro ao 8 Março de 2015: Um total de 7.530.574 tweets recolhidos e estudados (5.455.279 em Inglês; 1.364.594 em espanhol; 564.021 em português; e 146.680 em italiano).

E o que diz o estudo? Para o 20,1% o Papa Francisco é o Papa da misericórdia e para o 18,8% o da renovação. O nome do Papa também aparece relacionado com a alegria (14,6%), o encontro (13,9%) e a esperança (13%). Dessa forma, comentam os realizadores do estudo "#idueannidifrancesco", o Papa é percebido como uma pessoa que combina em si humanidade e espiritualidade, que abraça os fiéis, integra os marginalizados e acolhe a diversidade.

O estudo também destaca que "o Papa Francisco deixa uma marca profunda também no Twitter, estimulando debates e comentários em todas as partes do mundo". Isto ficaria especialmente manifesto, por exemplo, nos momentos de pico, como o Angelus dominical na Praça de São Pedro.

O estudo também reflecte os quatro temas principais do pontificado de Francisco: renovação (61,7%), família (16,7%), mundo-lar (12,4%) e pobreza (9,2%). "Emerge de modo predominante o conceito de renovação da Igreja, diz o estudo, e de sua visão da sociedade".

O tema família é discutido especialmente nos tweets em italiano: 71% em torno da família natural, considerado como ambiente privilegiado, primeira escola de comunicação, comunhão e perdão; 14,2% para a procriação assistida; 9,7% para as supostas aberturas do Papa às uniões de facto e formas imperfeitas de família; e 4,9% para a crise familiar.

A questão da pobreza está intimamente ligada ao conceito "periferias existenciais" (67,7%), enquanto que as referências ao dinheiro também são recorrentes (19,2%).

Almawave utilizou para este estudo uma plataforma Big Data com a intenção de valorizar como e quanto a mensagem do Papa, inovador por estilo, era acolhida na web. “A nossa pesquisa evidencia que o Pontífice também deixa no Twitter um sinal muito profundo e que as suas intervenções criam picos de conversações, estimulando um debate espontâneo e rico, inspirado por suas palavras", comenta Valeria Sandei, administradora delegada de Almawave. E acrescenta: "É importante verificar como, no intercâmbio de 140 caracteres, se reflecte a terminologia conceiptual de Francisco (periferias existenciais, globalização da indiferença, cultura do descarte), com as quais interpreta e conota os temas de fundo do seu pontificado”.

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