Páginas

sábado, 21 de março de 2015

Itália: Nápoles prepara-se para receber Francisco

O Santo Padre deixa amanhã o Vaticano para visitar Pompeia e Nápoles, e volta a tarde para Roma


Roma, 20 de Março de 2015 (Zenit.org)


Itália: Nápoles se prepara para receber Francisco.

O Santo Padre deixa amanhã o Vaticano para visitar Pompeia e Nápoles, e volta a tarde para Roma.

O Santo Padre prometeu durante sua visita a Caserta, no dia 26 de Julho do ano passado. E assim foi. Neste sábado, 21 de Março, Francisco passará a jornada em Pompeia e Nápoles. Horas antes da chegada do Papa, a cidade está se preparando para recebe-lo.

Será um dia intenso, como de costume nas viagens do Papa. Cartazes, banners e fotografias nas casas e praças anunciam a chegada de Francisco. Cerca de dois mil voluntários estão preparados para garantir que tudo corra como o planeado.

Scampia, um dos bairros mais perigosos da cidade, será a primeira parada do Pontífice. Ali o receberão 6.100 pessoas, com 500 crianças e 800 fiéis das comunidades paroquiais, com diferentes categorias sociais representadas: do mundo da cultura, laboral, marginalizados, imigrantes... O Papa vai dar lá o primeiro discurso do dia e em seguida irá para a Praça do Plebiscito, onde vai celebrar a Eucaristia.

Na Praça se prevê a presença de umas 30.000 pessoas em pé e umas quatro mil sentadas. Além disso, estará presente a Associação Nacional de intérpretes de Língua de Sinais que dará possibilidade de seguir a missa para as pessoas surdas.

Os presos da penitenciária Avellino confeccionaram as roupas dos jovens das sete bandas musicais que tocarão na celebração da tarde no passeio marítimo. São 350 jovens procedentes das periferias napolitanas, seleccionados pela diocese e que estão seguindo um percurso educacional através da música.

Também, no encontro na Catedral com o clero, está previsto a presença de 66 freiras, 150 diáconos, 100 seminaristas, 200 religiosas, 50 pessoas da cúria e uns mil fieis. Enquanto que no ato da Basílica de Jesus Novo participarão 800 pessoas doentes, além de 20 em macas, e 30 em cadeiras de rodas. Também estarão presentes 20 capelães hospitalares, 120 da comunidade paroquial de Jesus Nuevo e 40 padres. Enquanto isso, na Rotonda Diaz estão previstos 600 lugares, dos quais 150 são reservadas para idosos e 150 para crianças e pacientes jovens doentes.

O último encontro do Pontífice em Nápoles será com os jovens, no passeio marítimo. No final da jornada, um espectáculo de fogos de artifícios vai despedir o Santo Padre antes de que saia de volta para o Vaticano.

Sem comentários:

Enviar um comentário