Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2015

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: falta o H de Humanos

Presidente da associação Mãos Unidas participa do Fórum de Sustentabilidade e Progresso das Sociedades


Madrid, 19 de Março de 2015 (Zenit.org)


A presidente da associação espanhola Manos Unidas [Mãos Unidas], Soledad Suárez, participou da primeira reunião de 2015 do "Fórum de Sustentabilidade e Progresso das Sociedades", a convite do Clube de Roma, e esteve na mesa redonda "Os desafios para o cumprimento dos novos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030".

Em seu discurso, ela destacou que o primeiro problema com que nos encontramos começa no nome dado aos objectivos. A Manos Unidas "acha que falta o H de Humanos. Gostaríamos que o nome fosse ODHS, como uma declaração clara e firme de que são as pessoas o que nos importa. Aliás, o primeiro princípio da Declaração do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, em 1992, anunciava: os seres humanos são o centro das preocupações com o desenvolvimento sustentável".

2015 é o Ano do Desenvolvimento Sustentável porque as iniciativas das Nações Unidas, que vêm sendo construídas desde a Rio+20, proporcionam agora uma grande oportunidade para se avançar rumo a um futuro sustentável, disse a associação em comunicado.

Depois do primeiro fórum de 2014, sobre "Perspectivas de Sustentabilidade e Progresso nas Sociedades Actuais", estão previstos para 2015 dois novos fóruns sobre os novos objectivos de desenvolvimento sustentável mundial e sobre os desafios da crise climática.

O primeiro, em 17 de Março, abordou a Agenda e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável Mundial em 2015; o segundo, previsto para 24 de Setembro, focará no plano de acção quanto às mudanças climáticas (pós-Kioto).

Sem comentários:

Enviar um comentário