Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2015

Itália: Reportagens sobre a Confissão enganam o confessor e violam o sacramento

O arcebispo de Bolonha, Card. Cafarra, protesta fortemente contra os artigos publicados em um jornal conhecido, obtidos enganando o confessor e violando o Sacramento


Roma, 11 de Março de 2015 (Zenit.org)


"Uma grave ofensa” com a fé cristã e os fieis, diz o cardeal Carlo Caffarra, arcebispo de Bolonha, em uma nota divulgada hoje, para expressar toda a sua decepção pela publicação em série “de reportagens sobre a Confissão” de um conhecido jornal italiano.

Em nome dos bispos da Emilia Romagna da qual ele é presidente, o cardeal afirma "o mais forte protesto” por estes artigos que – escreve – foram “obtidos enganando deliberadamente o confessor e violando assim a sacralidade do Sacramento, que como primeiro requisito requer a sinceridade da contrição do penitente”.

"Na perplexidade com este facto e com a alma ferida com uma profunda dor pretendo reiterar que tais serviços constituem objectivamente uma grave ofensa à verdade de um Sacramento da fé cristã, a confissão”, afirma Caffarra.

E reitera que "esse tipo de reportagem é também uma grave falta de respeito com os fieis que procuram o sacramento como um dos mais preciosos bens, porque abre-lhes o dom da misericórdia de Deus; e com os sacerdotes confessores, porque os expõem à dúvida de um possível erro, invalidam a liberdade de juízo, que se fundamenta em uma relação de confiança com o penitente, como entre pai e filho”.

Além disso, salienta finalmente o arcebispo de Bolonha, "a seriedade de tal comportamento se demonstra também que está entre os mais graves delitos, de acordo com o motu próprio de Bento XVI, Inter Graviora Delicta, art. 4º, § 2", do 21 de Maio de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário