Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2015

O Papa vai visitar uma prisão romana na Quinta-feira Santa

Francisco realizará o tradicional lava-pés com alguns detidos e detidas neste complexo penitencial


Roma, 11 de Março de 2015 (Zenit.org) Rocio Lancho García


O Santo Padre Francisco visitará a prisão de Rebibbia em Roma, no dia 2 de Abril, Quinta-feira Santa. Lá, às 17h30 na Igreja "Pai Nosso” será celebrada a missa “in coena Domini” durante a qual lavará os pés de alguns prisioneiros e prisioneiras – da prisão feminina que está próxima.

Por seu lado, o Esmoler pontifício, mons. Konrad Krajewski, visitou esta prisão no mês de Dezembro, por pedido do santo padre Francisco, para celebrar a Santa Missa e levar como presente do Papa o livro de orações que foi distribuído nesse domingo na praça de São Pedro, que começa com a frase de Francisco: “Quando rezo, Deus respira em mim”.

Não será a primeira vez que os prisioneiros da prisão de Rebibbia receberão a visita de um papa. Bento XVI fez uma visita pastoral a este lugar em Dezembro de 2011. Lá, ele fez um discurso para os presos e respondeu a algumas de suas perguntas. Além disso, João Paulo II foi nesta prisão, quando visitou Ali Agca, o homem que tentou assassiná-lo.

Como nos duas anteriores quintas-feiras santas, Francisco decidiu ir às periferias e realizar o tradicional gesto do lava-pés. Já como cardeal, Bergoglio tinha o hábito de celebrar a missa da quinta-feira santa em uma prisão, um hospital ou uma residência para pobres ou marginalizados.

Na Semana Santa de 2014, o Papa lavou os pés de 12 pessoas que sofrem deficiência, na tarde da quinta-feira. O lugar escolhido para essa ocasião foi o Centro para pessoas deficientes “Santa Maria da Providência” da Fundação Dom Carlo Gnocchi. Os doze pacientes do Centro da Fundação Dom Gnocchi com deficiência, algumas passageiras e outras crónicas, tinham entre 16 e 86 anos. Entre eles estavam 3 três estrangeiros – um deles de religião muçulmana – e os outros de nacionalidade italiana.

No ano passado, Francisco visitou a prisão de Menores de Casal del Marmo, localizada ao norte de Roma. Dos doze jovens, duas eram mulheres e também havia duas muçulmanas. Essa era a terceira visita de um papa à tal prisão. A primeira foi realizada por João Paulo II no dia 6 de Janeiro de 1980, depois Bento XVI o fez no dia 18 de Março de 2007 e finalmente Francisco.

O primeiro Papa que realizou uma visita à uma prisão foi João XXIII, no dia 26 de Dezembro de 1958 na prisão romana Regina Caeli.

Sem comentários:

Enviar um comentário