Páginas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Papa Francisco disfruta uma semana futeboleira com visitas da Juventus, o Lazio e o Roma

Os valores do desporto

«Explicou-nos o sentido da humildade, uma virtude que também nós perseguimos», assegura o presidente da Juventus.

Actualizado 23 de Maio de 2013

ReL

O Papa Francisco está tendo uma semana futeboleira, coisa que não o molesta em absoluto porque é um grande aficionado do "desporto rei", e sócio e seguidor de toda a vida de San Lorenzo de Almagro, na Argentina.

Na terça-feira visitou-o uma delegação do Juventus de Turim, flamante bicampeão do ´Calcio´, a Liga italiana. Manteve uma audiência com o capitão, Gianluigi Buffon, o presidente, Andrea Agnelli, e dirigentes do clube. "Explicou-nos o sentido da humildade, uma virtude que também nós perseguimos", comentou Agnelli, que se mostrou "orgulhoso" pela possibilidade de conhecer o Papa.

"Falámos também do sentido real da competência e dos valores agregados que oferece o desporto", completou o máximo dirigente de Juventus. "Surpreendido" pela "simplicidade do Papa" que o fez "sentir muito cómodo com a sua humanidade", disse Conte, o director técnico, enquanto a Buffon o surpreendeu a quantidade de aficionados da Juventus que há no Vaticano.

O Papa gracejou também sobre os benefícios do desporto e pôs como exemplo o seu secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone, grande adepto do Juventus. “Olhai o Secretário de Estado o bem que vós lhe fazeis”, gracejou o Papa. Também falaram sobre o jogo em que este Verão se enfrentarão as selecções italiana e argentina. O Papa mostrou-se interessado mas não disse se poderá assistir.

Não era a primeira vez que uma delegação da Juventus visitava a Santa Sé, mas sim a primeira em que é recebida por um Papa.


Francisco disse ser "simpatizante" da Juventus e recebeu uma camisola com o número 1 autografada por todo o plantel bicampeão. Agnelli entregou ao Papa uma réplica do “scudetto" recentemente obtido pelo Juventus.

Na quarta-feira, na Praça de São Pedro, enquanto saudava as pessoas presentes debaixo do sol, o Papa deteve-se a tratar com as duas equipas que disputam a final da Copa de Itália no próximo domingo, o Lazio e o Roma, no término da audiência geral.

As duas delegações obsequiaram-no com as camisolas das suas equipas com o nome "Francisco" nas costas.

Além disso, o presidente do Lazio, Claudio Lotito, apresentou uns rosários ao papa para que os benzesse, e o dianteiro francês Louis Saha obsequiou o papa Francisco com um escudo do clube.


Por outro lado, a delegação do AS Roma, mais numerosa, esteve composta pelo presidente James Pallota, pelo treinador Aurelio Andreazzoli, pelo conselheiro delegado Italo Zanzi e pelo capitão da equipa, Francesco Totti. Totti foi o encarregado de apresentar a prenda da sua equipa a Francisco, uma camisola dos Boston Celtics com a inscrição "The Pope" nas costas.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário