Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Venezuela: pedido de mediação do Papa Francisco para a libertação de presos políticos

A espera da libertação de Baduel e Afiuni


Caracas, 13 de Junho de 2013


Reproduzimos um artigo de Francisco Custódio, publicado hoje no jornal El Nacional de Caracas, Venezuela, que faz alusão ao pedido de mediação do papa Francisco para a libertação de presos políticos.

O deputado da Assembleia Nacional Edgar Zambrano afirmou que desde o Poder legislativo foi tomada uma série de decisões que podem conduzir à libertação de prisioneiros e exilados políticos no país.

Zambrano disse que "a Venezuela está aguardando a libertação, nas próximas horas, de vários presos políticos; amanhã será a juíza Maria Lourdes Afiuni, ontem foi o irmão do general Medina Gómez e um dos executivos de uma corretora da bolsa de valores. Esperamos também a libertação do general Raúl Isaías Baduel para logo negociar e discutir o mecanismo de chegada de um grupo de exilados políticos".

O deputado fez referência à próxima visita que realizará ao Vaticano para se encontrar com o Papa Francisco e explicou que a intenção é que o pontífice possa mediar a libertação "dos presos políticos venezuelanos, o retorno dos exilados e o cessar das perseguições políticas".

Manifestou que irá a Igreja Católica "porque é uma instituição com grande valor, credibilidade e com um número de seguidores que ocupa um espaço significativo na vida do país".

Afirmou ainda que é possível resolver tais problemas com a colaboração de várias instituições, por isso irão visitar várias delas no país e no exterior, a fim de criar um clima que impulsione a decisão do Poder Executivo.

"Na Venezuela há três maneiras para solucionar o exílio e a prisão: a Lei de Amnistia Nacional e Reconciliação Política, que está no Parlamento desde Novembro; a habilitação do presidente por mandato constitucional, e as que funcionam através de operadores de justiça ", explicou o deputado.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário