Páginas

sábado, 20 de abril de 2013

Francisco, entre as cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a Time

Francisco já saiu na Time
Apenas um mês depois da sua designação papal

Dolan: "Temos um pastor sincero, puro e simples como Jesus"
Redacção, 19 de Abril de 2013 às 09:08

O papa Francisco e o presidente do México, apenas um mês depois da sua nomeação, encontra-se na lista das cem pessoas mais influentes do mundo que publica hoje a revista Time, na qual aparecem também desde a menina paquistanesa Malala Ysufzai e os Obama até rapper Jay-Z e a actriz Jennifer Lawrence.

Um ano mais, e já vão dez, cem artistas, políticos, desportistas e empresários foram seleccionados pela revista estadunidense para a sua edição especial sobre os mais influentes do planeta, com a particularidade nesta ocasião de ter elaborado sete capas diferentes que chegarão aos quiosques a partir de sexta-feira.

A Time divide as personalidades em cinco categorias: "titãs", como Jay-Z e Lebron James; "pioneiros", como a empresária Marisa Mayer e a doutora Katherine Luzuriaga; "líderes", como o presidente Barack Obama e o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi; "ícones", como Malala e Beyoncé, e "artistas", como Christina Aguilera e Steven Spielberg, entre outros.

"Temos um pastor sincero, puro e simples como Jesus ou São Francisco. É justamente o que necessitávamos. Viva o papa", escreve sobre o argentino Jorge Mario Bergoglio o arcebispo de Nova Iorque, Timothy Dolan, que se encarregou de fazer o perfil do papa Francisco para esta publicação.

A Time também inclui este ano o juiz brasileiro Joaquim Barbosa, o primeiro negro que chega à Presidência do Supremo Tribunal Federal, a máxima instância judicial do país, de quem a revista destaca que é mais popular "que qualquer futebolista ou estrela do pop" e a sua cara foi a mais utilizada nas máscaras do último Carnaval.

Outras figuras latinas que aparecem na lista são a estrela Christina Aguilera, nova-iorquina de origem equatoriana; o cantor californiano Miguel, de pai mexicano e mãe negra; o pastor Wilfredo de Jesús, de origem porto-riquenha, e a governadora do Novo México, Susana Martínez, de ascendência mexicana.

Na categoria de "ícones", Time inclui este ano Malala, a adolescente paquistanesa atacada por defender a educação feminina no seu país, de quem Chelsea Clinton assegura na revista que os talibãs "quase a convertem em mártir mas tiveram êxito ao fazer dela um símbolo".

Malala é uma das personalidades escolhidas pela Time para uma das suas capas deste ano, além do rapper Jay-Z, de quem o mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, assegura que é a melhor prova de que o sonho americano "continua vivo" e que inclusive pode "por um anel" a Beyoncé.

A popular revista estadunidense também dedica este ano outra das suas capas à recém-oscarizada actriz Jennifer Lawrence, ao senador republicano Rand Paul, ao fundador de companhia Space, Elon Musk, à tenista chinesa Li Na e à estrela de Bollywood Aamir Khan.

A lista de 2013 inclui também a directora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg; a conselheira delegada do Yahoo, Marissa Mayer; o desenhador nova-iorquino Michael Kors e o "Mozart do xadrez", Magnus Carlsen.

Destacam também desde a Nobel da Paz birmanesa Aung San Suu Kyi e os presidentes da China, Xi Jinping, e das Filipinas, Noynoy Aquino, até "vilões" como o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o principal executivo da poderosa Associação Nacional do Rifle (NRA), Wayne LaPierre.

A revista também inclui o vice-presidente estadunidense, Joe Biden; a esposa do seu chefe, a primeira-dama Michelle Obama; a ex-congressista Gabrielle Giffords; o actor Daniel Day-Lewis; o cantor Justin Timberlake e a duquesa de Cambridge, Catarina Middleton, entre outras personalidades.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário