Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2018

O pedagogo da democracia

O título define o padre jesuíta Manuel Antunes cuja vida e trabalho académico estiveram em destaque no Congresso Internacional que durante cinco dias se articulou entre a Assembleia da Republica, Câmara Municipal da Sertã e Fundação Calouste Gulbenkian. É esta última, que acolhe hoje o encerramento desta reflexão que quis trazer para a atualidade a dimensão de um homem que viu além do tempo. Repensar Portugal, a Europa e a Globalização foi o tema que enquadrou a iniciativa que assinala o centenário deste pensador português.
Em Gondomar está a decorrer a XIX Semana Bíblica centrada no tema: Jovens, Bíblia e Fé. Inserida num ambiente temático próximo do recente Sínodo, a iniciativa pretende, segundo os seus promotores, dar resposta às inquietações dos jovens de qualquer idade e contribuir para que assumam a consciência de que devem ser verdadeiros sujeitos e protagonistas de evangelização nas nossas comunidades paroquiais. Hoje, será o capuchinho Frei Herculano Alves a desafiar ao aprofundamento do encontro com a pessoa de Cristo, mediante o «regresso às Escrituras», à Bíblia.
 
Hoje o calendário litúrgico assinala a Memória de São Nuno de Santa Maria. O santo português é evocado numa eucaristia presidida por D. Joaquim Mendes. Será pelas 19h00 na Igreja do Santo Condestável. Foi no dia 26 de abril de 2009, que Bento XVI canonizava este santo português que viveu entre 1360 e 1431.
Pelas 15h00 na RTP2, o programa Ecclesia apresenta os temas da atualidade na Igreja Católica. O programa de hoje conta com a presença do padre Paulo Alves, que apresenta o Congresso “A Morte: Leituras da Humana Condição”.
Mais tarde, na Antena1 pelas 22:45, a edição rádio do programa Ecclesia destaca o testemunho de um jovem brasileiro que participou no sínodo dos jovens em Roma.
Tenha um grande dia
Henrique Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário