Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Igreja, Família, Matrimónio e Amor Revitalizados em Dublin, Irlanda

Dublin, Irlanda, uma cidade em festa no Encontro Mundial das Famílias que se realizou de 22 a 26 de Agosto de 2018. A Cerimónia de abertura deu-se simultaneamente nas 26 dioceses da Irlanda que foram convidadas a tocar os sinos para marcar o início das atividades.

O tema da 9ª edição do Encontro Mundial das Famílias esteve centrado na exortação apostólica pós-sinodal Amores Laetitia, do Papa Francisco: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. O tema foi aprofundado ao longo dos três dias de congresso por meio de palestras, debates, testemunhos, além de actividades para crianças e jovens.

Cardeais, teólogos, religiosos e leigos estavam encarregados de conduzir as actividades, que percorreram os mais diversos tópicos do documento papal, abordando desde a preparação para o matrimónio nas paróquias até à espiritualidade da família. Temas actuais como o acolhimento e inclusão de homossexuais nas comunidades e os desafios no âmbito familiar também fizeram parte da programação.

O verão de Dublin neste Agosto de 2018, foi matizado com a festiva mistura de bandeiras e rostos, numa multidão de turistas que se confundiam com numerosos grupos de peregrinos, acompanhados por bispos e sacerdotes. Eram famílias de todo o mundo, num total 37 mil participantes provenientes de 116 países, para testemunharem a sua fé e confiança, animadas pela mesma luz: "A família é o berço da vida e escola de acolhimento e de amor; é uma janela aberta sobre o mistério de Deus ".

Contrariando a "cultura do descarte" foi realçada a beleza do amor sexual recordando a Exortação Apostólica "Amoris Laetitia", onde se sublinha que "a sexualidade não é um meio de gratificação ou entretenimento", mas uma linguagem interpessoal em que o outro é levado a sério, "na sua dignidade sagrada e inviolável". "O amor sexual que leva as pessoas a sair de si mesmos é marcado por uma incomparável dignidade e beleza".

 “Os casais que não têm medo de comunicar explicitamente os seus desejos recíprocos abrem caminho à comunhão". "Na pornografia em vez disso não há comunicação recíproca, nenhum desejo compartilhado e nenhum movimento para a comunhão. As pessoas são levadas a um isolamento opressivo".

As famílias vivem todos os dias mil dificuldades e “nem tudo se transformará magicamente após Dublin 2018, não estaremos isentos dos desafios e dos problemas diários”; mas “se tivermos vivido uma experiência de Igreja, de comunhão, sem preconceitos, em que cada um enriquece o outro com o próprio testemunho de vida, então poderemos levar para casa um método eclesial baseado no viver a comunhão, a partilha, além de alguns instrumentos para ser fiéis à nossa vocação e ser verdadeiramente felizes”.

Num momento em que na Irlanda está muito acesa a luta pelo aborto, na qual embora não fazendo parte do seu programa eleitoral, o primeiro-ministro Leo Varadkar, de origem hindu, está empenhadíssimo na sua legalização a expensas do estado, sem tão pouco admitir a possibilidade da objecção de consciência por parte dos profissionais de saúde.

O Papa Francisco despediu-se da Irlanda no final da tarde de Domingo, dia 26, concluindo assim a 24ª Viagem Apostólica de seu Pontificado, após presidir à Missa conclusiva do IX Encontro Mundial das Famílias, no Phoenix Park, deixando uma mensagem de esperança, encorajando o clero e os leigos irlandeses a comprometerem-se na renovação da sua fé e no compromisso com o Evangelho.

Os Encontros Mundiais das Famílias tiveram início na cidade de Roma, em 1994, por iniciativa do Papa João Paulo II, repetindo-se cada 3 anos. O último tinha sido em Filadélfia, nos EUA e o próximo encontro terá lugar em Roma, em 2021.

Mariano Romero



Sem comentários:

Enviar um comentário